Agência Nude quebra tabus com fotografias ao longo de uma década

Mulheres comuns são retratadas em ensaio das fotógrafas Darcy Toledo e Jane Walter, que comemoram dez anos de parceria

AGÊNCIA NUDE QUEBRA TABUS AO LONGO DE UMA DÉCADA

Quando a Agência Nude surgiu em 2006, com a proposta de fotografar a sensualidade feminina, era incomum que mulheres de todas as idades e tipos físicos pudessem estrelar ensaios sensuais nos moldes de um editorial. E as fotos não seriam estampadas comercialmente em revistas masculinas, que vendiam milhares de exemplares à época, mas impressas em edições únicas, entregues como presente ou guardadas como recordação pessoal.

agencia-nude_divulgacao3

As fotógrafas Darcy Toledo e Jane Walter buscam até hoje algo muito mais simples: mostrar a beleza livre de julgamentos e padrões. Nos ensaios da Agência Nude, com direito a maquiagem, figurino e produção impecáveis, as clientes trocam inseguranças por autoconfiança e a valorização do próprio corpo.

agencia-nude_divulgacao1

Com dez anos de parceria, as fotógrafas listam os tabus superados por suas clientes:

Tabu nº 1. Ensaio sensual só pode ser estrelado por atrizes e modelos: “A Nude desbancou esta ideia desde o início, mostrando que a beleza e a sensualidade não são atributos exclusivos das famosas. Toda mulher tem seu ponto forte, sua arma de sedução”, afirma a fotógrafa Darcy.

Tabu nº 2. Fazer ensaio para provar a sensualidade ao parceiro: “Ao longo dos anos, notamos que presentear alguém era a desculpa perfeita para fotografar. As mulheres às vezes nos procuram com o objetivo de surpreender o parceiro, mas principalmente para registrar uma fase especial, agradar a si mesmas, sem provar nada a outras pessoas”, explica a fotógrafa Jane.

agencia-nude_divulgacao2

Tabu nº 3. Fotos sensuais são restritas a mulheres magras (ou algum outro tipo de estereótipo): as sócias da Agência Nude buscam, desde 2006, estruturar ensaios para clientes com os mais variados biótipos, investindo em equipamentos fotográficos, profissionais treinadas, figurinos, lingeries e acessórios para valorizar a beleza da diversidade.

Tabu nº 4. Imitar uma celebridade ao posar nua: “É comum que as clientes venham com referências de ensaios protagonizados por famosas. Usamos estas indicações para entender e captar o gosto pessoal da cliente, adaptando e criando algo novo, que imprima a personalidade e experiência de vida de cada uma”, conta Darcy.

agencia-nude_divulgacao5

Tabu nº 5. A nudez feminina tem preço? Mesmo que o ensaio sensual oferecido pela Agência Nude seja um produto, a mulher presente na capa não dependerá de vendas ou aprovações. A publicação obtida com as imagem, única e exclusiva, representa seu valor.

Tabu nº 6. Ensaio sensual feminino reforça o machismo: Darcy e Jane reconhecem a polêmica que cerca a fotografia sensual, mas os bastidores dos ensaios mostram que as clientes procuram uma valorização há muito tempo negada. E buscam a própria aceitação, muito além de uma discussão de gêneros.

agencia-nude_divulgacao7

Tabu nº 7. Existe limite de idade para uma mulher ser considerada sensual? “Não. As mulheres maduras fotografadas por nós mostram como a sensualidade não pode ser associada a qualquer padrão estético. A força e a história de vida ganham sentido no olhar, no gestual, no sorriso”, defende Jane.

agencia-nude_divulgacao6

Tabu nº 8. O ensaio sensual exige sacrifícios na preparação: as clientes se preparam de diferentes formas para a sessão de fotos. Algumas emagrecem, ganham novas formas, enquanto outras inovam no corte de cabelo. Mas não existe regra, pois cada uma fará o que for melhor para si. Basta um passeio na galeria de imagens da Agência Nude para notar que a vontade é a única preparação necessária antes das fotos.

Tabu nº 9. A inexperiência frente às câmeras impede belas imagens: as fotógrafas sabem que a timidez e a insegurança são aspectos comuns para quem realiza um ensaio profissional pela primeira vez. Mas não pense que as poses ficam forçadas ou frias. Darcy e Jane sabem como dirigir as estreantes, obtendo fotos espontâneas e sensuais.

agencia-nude_divulgacao10

Tabu nº 10. Ensaios sensuais exigem retoques digitais pesados: as fotos selecionadas recebem tratamento, mas apenas na pele, eliminando imperfeições conforme o gosto e preferência da cliente. De acordo com as fotógrafas, não são realizados retoques pesados, nem a redução de medidas, por exemplo. Para compensar, o trabalho é intensificado com o figurino adequado, posicionamento na hora dos cliques e efeitos de luz.

 

Leia também