Demoiselle: tendência para casamentos brasileiros

A aposta nas figuras sugere uma fuga da cerimônia tradicional

Demoiselles é um termo que em francês significa moça ou donzela e serve para designar a dama de honra, que pode ser adulta ou adolescente, e que acompanha a noiva, garantindo que ela esteja impecável até chegar ao altar.

Elas são figuras tradicionais nos casamentos nos estados Unidos e Europa e chegam como tendência nos casamentos brasileiros. “No Brasil, as noivas estão a cada dia mais procurando novas alternativas de transformar a cerimônia, sempre foi tão tradicional, em algo diferente e surpreendente, por isso as demoiselles começam a conquistar espaço nas celebrações de união”, explica Fabiane Pinheiro, assessora de eventos da Bem Assessorados.

Demoiselle: tendência para casamentos brasileiros

Segundo ela, é possível aderir a tendência das damas adultas, sem abrir mão da daminha e do pajen, mas é preciso cuidado. “É preciso ficar atenta ao número de pessoas do cortejo para não o tornar longo demais e desgastante para os convidados. E principalmente para não lotar o altar”, atenta.

Demoiselle: tendência para casamentos brasileiros

O charme das demoiselles fica por conta dos figurinos, que devem ser todos da mesma cor ou tom, de preferência os pastéis.

Demoiselle: tendência para casamentos brasileiros Demoiselle: tendência para casamentos brasileiros

“Em alguns casos as cores dos trajes das damas adultas são diferentes, mas sempre em tons bem próximos uns dos outros. A maioria dos vestidos são da mesma cor ou tom, diferenciando-se sutilmente no modelo, apenas por alguns detalhes como alças, laços, cortes e comprimentos para atender a todos os gostos, mas sempre a critério da noiva”, explica Julia Manhães, estilista e consultora de moda do Ateliê Valentinas.

Leia também