Alimentos que ajudam a manter o bronzeado

Durante a estação mais quente do ano,que mulher não que manter o bronzeado? Veja quais alimentos podem ajudar nessa conquista.

No verão, muitas mulheres querem o bronzeado perfeito. E muito além de conseguir a ‘cor do pecado’, elas também querem que ele dure por um bom tempo. Existe mágica para isso? Será que alguns alimentos podem ajudar nessa conquista?

De acordo com a dermatologista da Neoderme e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Giseli de Mattos Diosti Stein, alimentos ricos em betacaroteno devem estar no cardápio de quem quer manter o bronze durante o verão.

“O betacaroteno é um antioxidante que exerce importante papel no funcionamento do nosso organismo. Ele combate os radicais livres e auxilia na manutenção dos níveis de anticorpos. Outro ponto fundamental é que o betacaroteno ajuda na formação de melanina, promovendo um bonito bronzeado”, explica a dermato.

A especialista listou alguns alimentos que auxiliam no bronzeado. Confira:

>> Ricos em betacaroteno: vegetais de folhas verdes escuras como couve, espinafre, brócolis, salsa e agrião, além de cenoura, abóbora, laranja, mamão, manga.

>> Ricos em vitamina C: ajudam na hidratação da pele e prolongam o bronzeado. Destaque para: pêssego, acerola, laranja, melão, goiaba, e vegetais como couve-manteiga, tomate, brócolis, salsinha, pimentão.

>> Ricos em licopeno (substância carotenóide responsável pela cor vermelha aos alimentos): protege a pele dos nocivos raios ultravioleta. Opções: beterraba, tomate, pimentão vermelho, morango, goiaba, melancia.

>> Ricos em vitamina E e selênio: indicados para pós-exposição solar, auxilia na prevenção do câncer de pele e protege a pele da radiação ultravioleta. Exemplos: castanha do pará, gema de ovo, alho e repolho.

Não se esqueça do protetor!

Para uma pele bonita e saudável, vale lembrar do uso do protetor solar diariamente. “De nada adianta termos bons alimentos à mesa, mas descuidarmos da proteção diária que nossa pele precisa, principalmente para evitar o câncer de pele. Por isso, as principais dicas são: usar protetor com FPS mínimo de 30, evitar a exposição solar entre 10h e 16h, aplicar o protetor 30min antes da exposição e reaplicá-lo a cada 2h”, resumiu a dermatologista.

Leia também