Maquiagem corretiva: o que é, como fazer, truques e dicas

Especialistas alertam para tutorias na internet, pois cada rosto exige um tipo de aplicação de make

A maquiagem corretiva é a grande tendência no mundo da beleza. Ela é cheia de truques que se resumem em dar volume e profundidade nos locais específicos do rosto que se quer destacar ou esconder, acentuando também os contornos faciais.

Foto: Sephora

Foto: Sephora

Parece um pouco complicado, mas a maquiadora Paula Caetano, do salão de beleza Harmonia Uno, afirma que ela não precisa ser feita necessariamente em salão. “Com o conhecimento apropriado, qualquer um pode fazer em casa com poucos produtos, desde que se consulte um maquiador capacitado para demonstrar como fazer a correção desejada”, ela explica.

Dito isso, os materiais que você precisa ter em casa para começar a fazer sua produção de maquiagem corretiva, segundo a maquiadora, são: base, corretivo e pós de várias tonalidades. A professora do curso de Maquiador e Cabeleireiro do Senac, Mari Santana, indica que os tons do pós para fazer a produção devem variar entre dois ou três tons mais escuros que sua pele para obter uma bela correção e Paula relembra que para cada pele usamos produtos de cores diferentes. “Por exemplo, para o disfarce de rosácea devemos usar corretivos esverdeados, para olheiras arroxeadas usamos corretivo laranja. Para cada tom existe uma solução apropriada”, esclarece.

14002477_1052842111459507_1384390393_o

Dada a lista de produtos, o próximo passo é maquiar. Mas antes, um alerta: a maquiagem corretiva é diferente para cada modelo de rosto. “Nem todas precisam afinar o nariz, como nem sempre será necessário corrigir a bochecha, vai variar de cada pessoa”, esclarece Mari. Já Paula alerta para os tutoriais encontrados na internet, que nos confundem com o que precisamos para nosso rosto. “As pessoas estão utilizando técnicas de correções que nem sempre se enquadram a sua fisionomia, e com isso cria-se um novo problema”, explica. Portanto, antes de começar a maquiagem corretiva, conheça seu rosto, o que precisa ganhar destaque, o que precisa ser diminuído ou iluminado. Para isso dar mais certo, é indicada a ajuda de profissional.

13950535_1052841508126234_1679608748_o

Em resumo, a maquiagem corretiva exige que você conheça seus pontos fortes e os que precisam de um toque para destacar e, apesar de um pouco exigente no número de produtos como pó, Paula diz que ela pode ser usada a qualquer momento e em qualquer ocasião, a única dica que a maquiadora dá em relação ao uso dela no dia a dia é que, para não ficar tão pesada, pode-se usar bases e corretivos fluídos e de leve cobertura.

Datas especiais

A maquiagem corretiva pode ser usada no dia a dia por quem deseja esconder alguma imperfeição, mas em datas especiais como formatura, casamento e 15 anos ela é aplicada, também, com o objetivo de realçar a beleza para as fotos, como explica o maquiador Sergio Nicetto. “Em um evento em que a pessoa maquiada é o destaque da festa, precisamos aplicar diversas técnicas para iluminar, escurecer, sombrear ou destacar o que for necessário no rosto. Tudo isso para que a noiva, formanda ou anfitriã seja vista e fotografada realçando sempre seus pontos fortes, afinal os registros ficarão para sempre”, explica.

7-8 copy

Ju sendo maquiada pelo Sergio no dia de seu casamento

Foto: Daniel Jr

Foto: Daniel Jr

Leia também