Os 7 mandamentos para um cabelo saudável

A vitalidade dos cabelos é reflexo não apenas dos procedimentos de beleza, mas da saúde dos fios, que precisam estar sempre hidratados.

A vitalidade dos cabelos é reflexo não apenas dos procedimentos de beleza, mas da saúde dos fios, que precisam estar sempre hidratados. Mantê-los saudáveis, mesmo com as agressões diárias do clima e dos processos químicos requer cuidados simples, que podem ser feitos em casa. O consultor da marca SKNY (Stephen Knoll New York) no Brasil, Marcio Freoli, explica quais são as caraterísticas dos cabelos saudáveis e dá dicas que fazem a diferença:

Fios sedosos

Com o passar do tempo, o cabelo se torna mais fraco, seco e com menor elasticidade, dificultando o manuseio. “Além do cuidado diário, existem produtos que auxiliam no resultado da hidratação e proporcionam a leveza necessária para que os fios fiquem sedosos e macios ao toque”, afirma Freoli. É o caso dos Hair Packs (Condicionadores Intensivos) da SKNY, com três opções: o Color Hair Pack, para cabelos coloridos, o Hair Pack Silky Smooth, para cabelos secos e danificados e o Hair Pack Rich Moist, para cabelos volumosos e rebeldes.

Brilho natural

Para conseguir o efeito de brilho intenso e luminoso, os fios devem estar bem tratados, saudáveis, com as cutículas fechadas e com uma espécie de película protetora que retém brilho, refletindo assim a luz. “Para ter um cabelo brilhoso, não basta usar um bom shampoo e condicionador, é necessário hidratar sempre, com produtos adequados para proporcionar esse resultado”, afirma o consultor da SKNY.

Couro cabeludo saudável

A saúde dos cabelos não está concentrada somente nos fios. O cuidado com o couro cabeludo também é importante e tem impacto na beleza dos cabelos. Uma dica do especialista para evitar as descamações no couro cabeludo é não tomar banhos muito quentes e escolher cosméticos indicados para o seu tipo de cabelo.

Elasticidade

Para saber se o cabelo está com elasticidade basta pegar um fio e puxá-lo para cima. Se ele voltar rapidamente, está saudável e elástico. Se ficar franzido ou se partir, significa que a fibra capilar está danificada e, neste caso, é necessário um tratamento mais intenso, com máscaras de tratamento, como a Excellent Repair Hair, da SKNY, que hidrata o cabelo e reconstrói os fios danificados – devolvendo o brilho e a saúde dos fios.

Lugar de cabelo é na cabeça

Quando os fios caem excessivamente sem nenhum problema de saúde envolvido, isso significa que o próprio cabelo não está saudável. As agressões causadas por processos químicos enfraquecem os fios, que ficam quebradiços. Para reverter este quadro, é preciso cuidar da estrutura interna do fio, por meio de uma reconstrução capilar e manutenção periódica do tratamento com hidratação.

Esqueça o embaraço

Cabelos ressecados e finos embaraçam com facilidade, pois as cutículas dos fios estão abertas e as escamas se entrelaçam, formando nós. Então, a dica para evitar os embaraços é manter os cabelos sempre hidratados, com as cutículas seladas. Cremes de tratamento com óleos naturais são bons aliados nessa tarefa porque ajudam a lubrificar os fios. Os finalizadores e óleos reparadores para as pontas, que costumam ser mais ressecadas, também ajudam a evitar que o cabelo embarace.

Pontas únicas

As pontas duplas também são causadas pelo ressecamento dos fios, que faz com que as cutículas do fio se abram e se multipliquem em diversas terminações. “Existem muitas maneiras de evitar as pontas duplas, desde o modo de pentear os cabelos, que não deve quebrar os fios para desembaraçar, até o uso diário de finalizadores e produtos com proteção térmica. A hidratação também é uma maneira de manter os fios com pontas únicas”, orienta Freoli.

Leia também