Conexão entre alimentação, saúde e beleza

ALIMENTAÇÃO:

Necessidade fundamental do ser humano. As necessidades orgânicas são supridas por meios das substâncias disponíveis nas frutas, nos legumes, cereais nos grãos e água.
Para uma vida sadia e livre de doenças, devemos ingerir em quantidades corretas carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

GORDURAS:

Papel fundamental na nossa saúde. Devemos consumir com moderação por serem altamente energéticos. Para manter o colesterol em dia, evite gorduras saturadas de origem animal. Ela pode ser encontrada na banha, carnes em geral, gemas de ovo, etc.

CARBOIDRATO:

Primeiro combustível a ser utilizado pelo organismo como fonte de energia necessária à reposição física do organismo para as atividades do dia-a-dia.

SELEÇÃO DOS ALIMENTOS E ADEQUAÇÃO ALIMENTAR:

Três palavras para descrever a dieta saudável: VARIEDADE,MODERAÇÃO E EQUILÍBRIO.
Existem pelo menos 13 vitaminas e 16 minerais essenciais à saúde.

DIETA CENTRALIZADA: 

Cereais com frutas e vegetais frescos, junto com carnes magras e leguminosas como o feijão (fontes proteicas).

VITAMINA C: Frutas cítricas,vegetais folhosos verde-escuro(couve e agrião).

FIBRAS:  Consumo regular tem ação terapêutica no organismo.Varrem o excesso de colesterol presente no intestino e possuem componentes que servem de nutrientes para a flora intestinal. Alimentos ricos em fibras: Frutas (pouca caloria e ricas em vitaminas e sais minerais).

FUNÇÕES DE ALGUMAS PRINCIPAIS VITAMINAS,SAIS MINERAIS E FIBRAS:
VITAMINA A:  Protege das infecções,responsável pelo crescimento e formação dos ossos e cabelos.(cenoura).                                                                                                                                                                           VITAMINA B6:  Ativa o metabolismo das proteínas.(farelo de trigo e germe de trigo).
VITAMINA C:  Fortalece o sistema imunológico e os capilares sanguíneos.Ajudar a manter saudável a pele,os dentes,os ossos e gengivas.(acerola).
CÁLCIO: Responsável pela formação,composição e conservação da estrutura óssea,dos músculos e dos dentes.(leite e seus derivados).
FERRO: Aumenta a resistência ao estresse e às doenças.Responsável pela produção de hemoglobina.(carne bovina).
POTÁSSIO: Previne e alivia a hipertensão arterial.Regula as batidas do coração e acalma os nervos.(banana).
FIBRAS: Regula as funções do estômago e intestino. Atuam na redução do colesterol e até podem ajudar no emagrecimento. A granola é um bom exemplo!

ALIMENTAÇÃO SIMPLES  E EFICAZ FAVORECE A BELEZA!

Mantendo uma alimentação equilibrada,o resultado vai ser refletido nos cabelos brilhosos, pele luminosa, vivacidade, no olhar e no bem-estar geral.

IMPORTANTE SABER:·

  • As mulheres necessitam de energia diária por dia menor que os homens, pela menor quantidade de massa muscular;
  • Mulheres que teimam suprimir diet-shakes e outros modismos dietéticos são vítimas silenciosas desse perigo que acaba se manifestando nas unhas e cabelos quebradiços,falta de vitalidade e flacidez na pele;
  • As pessoas que têm zelo pela boa alimentação possuem uma beleza natural decorrente de hábitos saudáveis.
  • A cafeína pode diminuir a absorção do mineral cálcio. O Cálcio possui funções importantes como atuar na formação estrutural dos ossos e dos dentes;
  • O café da manhã precisa ser a refeição mais importante e mais saudável. Pães integrais e ricota no lugar da manteiga, são algumas dicas;
  • Almoço: A combinação de feijão e arroz é perfeita, completa e muito nutritiva.Mas, dependendo do acompanhamento,  pode ficar prejudicada. Como por exemplo: Batata frita, ovos fritos e bife à milanesa. Prefira verduras e legumes crus;
  • Jantar: Refeição mais leve, menor porção, lanches com frutas, pão integral ou saladas com grelhados. Se possível fazer essa refeição até umas 19h;

 

O QUE PODE CAUSAR O INCHAÇO?

  • Refeições irregulares;
  • Sensibilidade ao glúten;
  • Candidíase intestinal;
  • Má combinação de alimentos;
  • Intolerância à alguns alimentos;
  • Intolerância à lactose;
  • Estresse;
  • Ingerir pouca água;
  • Comer muito rápido;
  • Cisto no ovário;
  • Tensão pré-menstrual;
  • Sintoma de algumas doenças graves como câncer de ovário.

 

Observação: É  necessário a ajuda de um médico caso junto com o inchaço tenha febre alta, diarreia, fezes com sangue e sensibilidade ao tocar no abdômen.

DICAS PARA DIMINUIR O INCHAÇO:

  • Deixar de consumir açúcar, álcool e refrigerante;
  • Substitua o açúcar por frutas, legumes, frutas secas e castanhas;
  • Beber bastante água;
  • Mastigue lentamente os alimentos e leve a boca pequenas porções;
  • Evite comer alimentos com fontes de carboidratos no mesmo prato, como macarrão com batata ou arroz com batata;
  • Coma alimentos que combatem o inchaço como: Melão, melancia, chuchu ou pepino. Laranja, morango, maça, banana, alface;
  • Chá de erva-doce ou cavalinha também ajuda a diminuir o inchaço.

 

 DICAS PARA ACELERAR O METABOLISMO E EMAGRECER COM MAIS FACILIDADE:

  • Faça mais refeições por dia, sem pular nenhuma. Café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar. Assim faz com que o metabolismo trabalhe e não se acomode e fique lento;
  • Coma frutas, verduras, proteínas, grãos integrais, os alimentos industrializados tornam o metabolismo lento;
  • Vitamina D, sol é inofensivo sabendo usá-lo com precauções. Ajuda também o metabolismo tornar-se mais rápido;
  • Exercícios são ótimos para acelerar metabolismo e perder peso. Caminhadas, bicicleta ou até mesmo alongamentos feitos em sua casa.  já ajudam na melhora do condicionamento físico e saúde mental. Reserve pelo menos uma hora do seu tempo;
  • Beba água!Hidratando seu corpo vai perceber o quanto sua pele, cabelo;
  • Dormir bem é essencial para não prejudicar o metabolismo. De 7 a 9 horas por noite.
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EVITAR:

Sal excessivo, frituras, alimentos gordurosos e desprezar alimentos industrializados(maiores vetores dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce).

Algumas dicas foram tiradas do livro GUIA FÁCIL DE SAÚDE E BELEZA e do Site cura pela natureza.

“A ESCOLHA ADEQUADA DOS ALIMENTOS DETERMINA A QUALIDADE DE VIDA.”

Espero que vocês gostem  sigam as dicas!

 

Bjos