DEPILAÇÃO (EPILAÇÃO) – Procedimentos corretos de uma profissional

Olá, Divas!

Resolvi falar sobre a depilação, afinal, fim de semana já chegou e esse é um procedimento muito importante na vida de uma diva. Não ficamos sem e é bom sabermos mais sobre e os cuidados que precisamos ter. Saber escolher uma boa profissional é imprescindível.

Você sabia, por exemplo, que o termo correto para a depilação que fazemos retirando a raiz do pelo é epilação?

depilacao_lateral_sup

Epilação íntima

Biologicamente, o pelo é uma proteção da pele, mas dentro dos conceitos atuais de beleza, sobretudo num país tropical como o Brasil, espera-se que a mulher tenha a pele sempre lisa e macia. Para atender a essa exigência, existe hoje uma série de processos depilatórios que diferem em grau de praticidade, higiene e eficiência.

Depilação – São métodos em que o talo piloso é cortado. Entre eles, podemos citar: lâminas ou aparelhos de barbear, lixas ou cremes depilatórios.

Epilação – São métodos que removem o pelo com a raiz. Entre eles podemos citar: pinças, ceras quente ou fria, eletrocoagulação (aparelho de agulha e corrente galvânica) e diatermocoagulação (aparelho com pinça de corrente elétrica).

Problemas que a pele pode apresentar

dsc01995-2

Alguns problemas devem ser do conhecimento da profissional de epilação para evitar transtornos durante e após o trabalho, como:

  • FOLICULITE – É a inflamação do folículo piloso consequente à contaminação por uma bactéria (em geral estafilococos). Observa-se uma elevação avermelhada ao redor do pelo, com um ponto de pus no centro. É muito comum em região de barba no homem e de virilha na mulher. Por se tratar de um processo infeccioso, pode ser transmitido não só para outras regiões do corpo, como também de pessoa para pessoa. É necessário o conhecimento do problema pelo profissional depilador, para que este faça uma orientação adequada ao cliente e para que tome medidas de assepsia, evitando assim contaminações.
  • FURÚNCULO – É uma lesão de pele caracterizada por um nódulo vermelho, quente e doloroso, com mais de um cm de diâmetro. Ocorre por uma infecção do folículo piloso e da glândula sebácea, correspondente pela mesma bactéria causadora da foliculite, o estafilococos. Muitas vezes o furúnculo aparece em um local da pele com várias lesões de foliculite, por isso a importância do tratamento adequado: é contagioso. Não podemos fazer epilação nesta área.
    A depilação completa nas áreas íntimas é criticada pela maioria dos profissionais da área médica, por considerar o risco de contaminações e infecções urinárias devido à alteração na flora vaginal. Outros perigos são as queimaduras, machucados e até mesmo hematomas. Sabemos também que, algumas clientes vão optar, em algumas ocasiões, por este tipo de epilação e não vão abrir mão de uma virilha mais cavada. Afinal, nossas profissionais são solicitadas no mundo inteiro, por sua habilidade e criatividade na epilação íntima. É conhecida até como “depilação brasileira”. São utilizados moldes especiais, tatuagens de henna, tatuagens de cristais colados à pele, gel e cola com glitter, entre outros. Nestes casos, a profissional deve estar preparada.

Regras básicas de higiene para uma boa epilação

1- Usar luvas descartáveis de vinil, que protegem a profissional e não limitam os movimentos. Touca e máscara descartável.

2- Aparar os pelos com pente e tesoura antes da epilação.

3- Examinar a pele, onde será feita a depilação. Deve estar íntegra, isenta de lesões.

4- Higienizar a área a ser epilada e as mãos da profissional para que a mesma não contamine a área ao tocá-la.

5- A cera deve ser descartável.

5665727_depilacao-com-cera-mulher-belo-mulher-jovem-pernas-estancia-termal
6- A espátula com que se aplicou a cera nas regiões íntimas não pode, em hipótese alguma, voltar à cera. Deve ser descartável também.

7- Deve-se utilizar cera de alta aderência ao pelo, mas que tenha na composição gorduras vegetais que protegem a superfície cutânea.

8- Após a epilação, é necessário aplicar um gel bactericida e fungicida e, se a pele apresentar eritema, uma loção calmante.

9- A cliente deve usar roupas mais folgadas, com menos atrito na pele e arejadas no dia da epilação íntima, para evitar vergões e avermelhamento.

10- A profissional deve avisar a cliente para evitar sol durante 72hrs.

Alta frequência
Profissionais que fazem a diferença ainda passam sobre a pele depois da epilação o aparelho de alta frequência. É um aparelho de corrente alternada, acoplado a uma bobina de alta tensão, conectado a um eletrodo de vidro alcalino que contém gás neon, em contato com o ar gera o ozônio.

dsc02037

É bactericida, fungicida, acalma a pele e oxigena os tecidos. Porém, não deve ser usado em grávidas, portadores de diabetes descompensada, epilepsia, neoplasias, pessoas com problemas no coração e pinos pelo corpo.

A profissional cuidadosa e atenta, que conhece as regras da boa epilação e utiliza produtos de qualidade, aprovados pelo Ministério da Saúde, pode ter certeza da fidelidade e do respeito de sua cliente.

Dicas importantes

– Já vi muita gente me contar que a profissional usou o rollon no buço ou até mesmo na virilha. Divas, NUNCA permitam uma profissional usar o Rollon, a não ser nas pernas. Ou mesmo a cera fria, ideal usar nas pernas, onde a pele não é tão sensível quanto outras áreas do corpo;

– Se perceber que a profissional reutiliza a cera, o ideal seria trocar de profissional. Você pode correr um sério risco de contaminar a pele por vírus e bactéria;

– Se você é muito sensível a dor, evite fazer a depilação no período menstrual ou pré-menstrual. A dor vai ser maior nesse período, pelo fato de haver mais retenção de líquido. E para quem tem propensão à pelo encravado também;

– Depois da epilação não use roupa apertada ou meia de nylon, pode acontecer irritação e inflamar algum poro;

– Não passe creme antes da epilação, a pele com gordura vai impedir a aderência da cera na pele.

 

Viram como a depilação (epilação) também exige alguns cuidados? Agora você já sabe como escolher uma ótima profissional e seguir algumas regrinhas para que sua epilação seja perfeita!

Ótimo fim de semana!

Qualquer dúvida entre em contato comigo: Mande um e-mail para [email protected] ou deixe seu recado nas Redes Sociais do Portal A Confraria das Divas.

Tags:, ,