Especial Outubro Rosa

Oi Divas

Tudo bem com vocês?

Estamos no mês de prevenção ao câncer de mama, o outubro rosa! Durante todo esse mês, diversos meios de comunicação estarão conscientizando as mulheres como se prevenir. E nós não poderíamos deixar de falar sobre esse assunto tão importante! Não é mesmo?

O CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

COMO PREVENIR

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

Praticar atividade física regularmente;

Alimentar-se de forma saudável;

Manter o peso corporal adequado;

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

Amamentar.

SINAIS E SINTOMAS

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo);

Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

[ALERTA] Saída espontânea de líquido dos mamilos: as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Essa doença contabiliza mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil. O tratamento é feito com auxílio médico. Requer um diagnóstico médico. Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem. O câncer de mama pode ocorrer em mulheres e, raramente, em homens.

Os sintomas do câncer de mama incluem um nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama.

O tratamento depende da fase do câncer. Pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Idades afetadas

0-2 Muito raro
3-5 Muito raro
6-13 Muito raro
14-18 Muito raro
19-40 Comum
41-60 Muito comum
60+ Muito comum

Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros

Informações retiradas do site do INCA (Instituto Nacional do Câncer de Mama!

A prevenção sempre é o melhor remédio! Tendo hábitos saudáveis e muito amor no coração! Que o risco de desenvolver o câncer diminui até 28%.

Ótimo final de semana, Divas! E aproveitem bem as dicas!

Qualquer dúvida entre em contato comigo: Mande um e-mail para: [email protected] ou deixe seu recado nas Redes Sociais do Portal A Confraria das Divas.

 

 

Tags:, , ,