Folhas, flores, raízes e sementes como aliados da beleza PARTE I

Olá, Divas! Tudo bem?

Nós, mulheres, estamos sempre em busca de produtos que melhorem nossa pele, cabelos e unhas. Que mantenham nosso peso ideal, entre outros desejos! Existem muitas plantas que pode nos ajudar, pois a natureza é rica em matérias-primas para os produtos cosméticos. Então, por que não usarmos da maneira mais natural possível? E pagando pouco?

Assim, hoje vamos aprender juntas o que a natureza pode fazer pela nossa beleza. Pedi ajuda à Mônica Monteiro, uma amiga querida e bióloga, que é expert em usar produtos alternativos. Tudo que ela vai nos ensinar foi testado por ela. As dicas são ótimas!

Farei um apanhado resumido de benefícios para a beleza usando algumas plantas, porque elas são ótimas para muitas enfermidades, porém não é o propósito principal aqui. Mas todos concordam que se nosso organismo está saudável, vai refletir externamente: na pele, nos cabelos, em tudo!

O assunto é tão legal e tem tantas coisas que vou apresentar a primeira parte agora e na semana seguinte a segunda parte.

Desenho de Luciana Buono

Desenho de Luciana Buono

 

CAVALINHA ou RABO DE CAVALO

O chá de Cavalinha é bom para: flacidez na pele e músculos, tonificar e revitalizar unhas, peles secas e senis, úlceras varicosas.
LIMPEZA DE PELE:

1 punhado de cavalinha (fresca ou seca)
500 ml de água
Preparo: faça um chá com as folhas e abafe e deixe descansar por 10 minutos. Depois de fria, use a infusão com um chumaço de algodão para limpar a pele.
CABELOS:

Caules e folhas de cavalinha;
1 litro de água;
Preparo: faça um chá com caules e folhas de cavalinha. Deixe esfriar e use no enxágue final dos cabelos.

img_quais_sao_as_propriedades_curativas_da_cavalinha_5107_300_square

UNHAS:

Para fortalecer as unhas, faça um chá mais forte, mantenha as unhas imersas por uns 15 minutos.

 

ÓLEO PARA PREVENIR ESTRIAS:

Coloque um ramo (ou caule) de cavalinha (já seca) em um vidro pequeno de óleo de amêndoas. Deixe descansar por 30 dias e passe na pele, sempre após o banho. Dados farmacológicos comprovam sua ação diurética e remineralizante, que permitem a eliminação de substâncias tóxicas.

 

CALÊNDULA

Previne o envelhecimento precoce. A Calêndula hidrata a pele profundamente., tem propriedades específicas que permitem tratar estrias, feridas, mamilos rachados, revitaliza a pele e estimula a secreção de colágeno.

Na calêndula  você pode encontrar um remédio natural para manter sua pele saudável.

250g-de-beleza-e-secas-de-calecirc

ÓLEO DE CALÊNDULA PARA PELE SECA

No cabelo, esse óleo acaba com a caspa. Suas propriedades regenerativas ajudam no crescimento.

 

CHÁ PARA ALERGIAS

Antialérgico: (resultado comprovado por mim!!!)

Tenho alergia a certos corantes, conservantes, pimenta e era obrigada a comprar anti-histamínico.  Depois que me apresentaram a calêndula, não precisei mais tomar remédio de farmácia. Aqui está um dos motivos para o pouco investimento em pesquisas sobre as propriedades medicinais de muitas plantas: chá é mais barato que remédio feito por um laboratório.

Para alergia, é só fazer o chá e tomar frio. Importante tomar frio. Pode passar também nas regiões da pele que estão coçando.

 

HIBISCO

download

CHÁ DE HIBISCO

Os ácidos orgânicos contidos no extrato desta planta têm ação antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Esses ácidos atuam como redutores de lipídios totais, colesterol e triglicerídeos, bem como estimula as funções hepáticas e renais, sendo um aliado no emagrecimento.

 

CAPIM LIMÃO

2016new-500g-organica-sabor-cha-da-flor-de-limao-cha-de-capim-limao-cymbopogon-citratus-beleza-jpg_640x640

Seu chá é conhecido por ser um excelente agente de desintoxicação, pois ele limpa seu organismo. Usando o chá na pele ele tira manchas, auxilia no tratamento de acne e controlar a oleosidade.

 

SÁLVIA

14877069_1324865527526661_1532463737_n

Sálvia é rica em substâncias antioxidantes. Previne contra o envelhecimento precoce. O chá de sálvia também é diurético, evitando a retenção de líquidos. Além de sua infusão ser um calmante natural, proporcionando uma ótima noite de sono. O que é ótimo para a pele!

 

HORTELÃ

Muito usado em cosméticos, por ajudar no rejuvenescimento da pele. Tem ação adstringente, que atua contra o aparecimento de cravos e espinhas. Ideal para peles oleosas ou mistas. Uma dica é aplicar o chá com um algodão diariamente em todo o rosto.

14877798_1324865327526681_663557262_n

Hortelã ajuda a acabar com a oleosidade do cabelo. Passe o chá na raiz com auxílio de algodão.

 

ALECRIM       

Alecrim é rico em propriedades antioxidantes. Ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora o tônus da pele em geral. O Alecrim é um diurético leve, o que significa que ele pode ajudar a se livrar do inchaço e retenção de líquidos no organismo. Possui propriedades que nutrem o couro cabeludo estimulando o crescimento. Estudos comprovam isso. Por ser adstringente ele limpa o couro cabeludo. E age como tonificante e remove impurezas.

14825791_1324865664193314_2077911130_n

TÔNICO FACIAL CASEIRO DE ALECRIM E CAMOMILA

Ingredientes

Água;

2 ramos de alecrim;

1 saquinho de chá de camomila.

Modo de preparo e uso

Em uma panela coloque a água com os ramos de alecrim. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e adicione o saquinho de camomila. Deixe essa infusão descansar por 5 minutos. Coe o líquido da panela. Coloque esse líquido em um frasco fechado e conserve na geladeira.

A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem. Paracelso – Médico e físico do séc. XVI

Mônica M. Monteiro

Bióloga

 

Está aí, Divas! A primeira parte cheia de dicas legais. Viram como a natureza pode nos ajudar para ter uma saúde melhor e consequentemente nos deixar mais belas?!

Ótima semana, Divas! E aproveitem bem as dicas!

Qualquer dúvida entre em contato comigo: Mande um e-mail para: [email protected] ou deixe seu recado nas Redes Sociais do Portal A Confraria das Divas.

 

 

 

Tags:, , ,