Olheiras

As olheiras são uma das principais queixas estéticas por aí.  As  manchas escuras por baixo dos olhos que surgem por várias causas, incomodam mulheres e homens também.

Cientificamente chamadas de hiperpigmentação periorbital,  as olheiras são caracterizadas pelo escurecimento e inchaço da parte inferior dos olhos, que confere um ar de cansado à pessoa. Essas alterações acontecem devido ao aumento de melanina e a alterações nos pequenos vasinhos que irrigam esta região, mas que podem ser causadas também por noites mal dormidas e excesso de sol, por exemplo. O médico mais indicado para diagnosticar a causa e o tratamento para eliminar as olheiras é o dermatologista.

1239595_635831616438742_1027301926_n

CAUSASFalta de sono, deficiência de vitamina k,  hereditariedade, cansaço, stress e menstruação.

TIPOS: As olheiras podem ser tanto  vasculares quanto melânicas:

VASCULAR: Olheiras causadas por stress, dilatação dos vasos sanguíneos. Os cremes com vitamina C e K, ácidos retinóicos e glicólicos podem ajudar a tirar o inchaço e clarear as olheiras. Peelings também ajudam a melhorar o aspecto de cansaço. A vitamina K pode ser encontrada em muitos vegetais de folhas verdes que contém várias vitaminas necessárias para a coagulação.

MELÂNICA: Acúmulo de melanina. Excesso de sol ou estímulo hormonal.

Nem a Kim Kardashian escapa das olheiras!

Nem a Kim Kardashian escapa das olheiras!

A atriz Fernanda Cândido sem maquiagem

A atriz Fernanda Cândido sem maquiagem

problema-com-olheiras-13

Scarlett Johansson mostrando que é “gente como a gente”

TRATAMENTOS:

  • LASER:  Atua sobre os pigmentos. Aumenta a circulação e revigora a aparência.
  • PEELING QUÍMICO: Ácidos promovem esfoliação e clareamento da região. Precisa ter cuidado e ser avaliado por um médico para não ter perigo de manchas. Em uma versão menos abrasiva, você pode recorrer aos ácidos despigmentantes, aqueles que removem o pigmento, como o ácido kójico, ác.fítico, ácido tioglicólico, ác. Múcico.
  • CARBOXITERAPIA- Olheiras vasculares:  Através da infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local que melhora a irrigação e nutrição celular, além do fato que o descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, o que melhora a flacidez da pele.
  • LUZ PULSADA: Pode tratar olheira vascular e melânica. A luz pulsada emite um feixe de luz que é atraído pela cor da região escura e provoca a fragmentação do pigmento, clareando a pele ou cauterizando os vasos sanguíneos. Durante a aplicação do laser, os olhos devem estar protegidos com protetores oculares (externos ou internos) que impeçam que os raios atinjam o órgão, pois há risco de uma queimadura ocular. Este tipo de tratamento requer de 4 a 5 sessões e pode provocar vermelhidão e inchaço no local de 3 a 4 dias. Durante esse período é importante evitar exposição solar para evitar manchas na pele.
  • COSMÉTICOS: Composição: Ácido múcico, ultrasferas de retinol, vitamina K, cavalinha, tília e silício orgânico. Extrato de Ginkgo Biloba que incrementa a microcirculação sanguinea,  micro-esferas de retinol que reduzem as linhas finas. Peptídeos de soja e de arroz que reduzem a degradação e da elastina reduzindo as bolsas de edema.

 

RECEITAS CASEIRAS PARA OLHEIRA:

  • ÁGUA DE ROSAS: 100ml de água de rosas e 100 ml de água centáurea (flor). Deixa ferver durante 30 segundos.
  • BATATA: Elimine as olheiras aplicando uma papa feita com batata crua ralada bem gelada e deixe na região durante 15 minutos.
  • CHÁ DE CAMOMILA: Aplique compressas mornas feitas com 2 punhados de camomila durante 10 minutos, pode ser usado chá-preto ou chá da índia.
  • MANJERONA: Faça uma pasta com manjerona fresca triturada e misturada com algumas gotas de mel. Aplique em compressas.
  • PEPINO: Use rodelas de pepino para clarear a região em volta dos olhos. Aplique compressas por 20 minutos e repita a aplicação 3 vezes por semana.
  • BICARBONATO DE SÓDIO: 1 colher de chá de bicarbonato em um copo de água quente ou chá de camomila e misture bem. Coloque sobre os olhos com algodão em deixe em torno de 15 minutos. Depois lave o rosto e aplique o hidratante e filtro solar.
  • HPOGLÓS: Coloque um pouco sempre antes de dormir, por ter retinol ajuda a hidratar a pele e melhorar as olheiras.

 

 MAQUIAGEM PARA DISFARÇAR OLHEIRAS:

  • Aplicar uma base corretiva com um tom mais claro que o da própria pele do rosto;
  • Aplicar um corretivo lilás para cobrir as olheiras amareladas;
  • Aplicar um corretivo verde para cobrir as olheiras avermelhadas;
  • Aplicar um corretivo amarelo para cobrir as olheiras escuras;
  • Aplicar uma camada de pó translúcido para finalizar;
  • Evitar lápis na linha d´água dos olhos e rímel nos cílios inferiores.

 

TRATAMENTOS COM PRODUTOS COSMECÊUTICOS: 

Produtos que tenham ativos como:

RAFFERMINE: Aumenta a elasticidade do tecido, prevenindo ou corrigindo rugas (agente firmador).

CAFEISILANE C: Ação drenante que diminui bolsas, edemas e olheiras. Regenera o tecido conjuntivo contribuindo para a firmeza e tonicidade da pele.

VITAMINA K VEGETAL: Reduz bolsas e olheiras agindo no clareamento.

Todas nós temos pelo menos um pouquinho de olheiras, por isso espero que este post ajude muitas de vocês!

Bom final de semana!