Os benefícios da massagem

Olá, Divas. Como estão?
Hoje vou falar sobre massagem, procedimento qual a maioria das pessoas pensam que o único benefício é relaxar. Mas não! Massagem vai muito além de só relaxar.
A massagem é uma das terapias mais simples e antigas, que tem mais de 5.000 mil anos, é preventiva, curativa, eleva autoestima e é rejuvenescedora.
Quando me formei técnica em estética, dentro de todo o curso, o módulo de massoterapia foi o que mais me atraiu, porque percebi o retorno imediato. Senti que ali estava auxiliando minha cliente além de um relaxamento profundo, equilibrar-se num todo e consequentemente se sentir muito mais bonita.

 

gordinha Linda

Vamos juntas aprender um pouquinho sobre alguns tipos de massagens? Vem comigo!

Existem as massagens estéticas, relaxantes, terapêuticas, as com pedras, velas, bambus e aparelhos. São usados cremes, óleos ou somente com a pressão das mãos, dedos, pés. Hoje em dia a massagem está sendo cada vez mais procurada e não somente para aliviar stress e esteticamente, mas para prevenção de muitas doenças e para melhorar dores musculares.
Desde os tempos primitivos o ser humano utiliza as mãos em contato com o corpo para aliviar dores e diminuir aflições.
Em 1952, Gertrude Beard definiu massagem como sendo: termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo, produzindo efeitos sobre o sistema nervoso, muscular, respiratório, circulação sanguínea e linfática em geral.

Princípios éticos da massagem

Respeito: Consideração pelo cliente, por outros profissionais e por si mesmo;
Veracidade: O direito e a verdade objetiva;
Beneficiência: O tratamento deve contribuir para o bem-estar do cliente;
Confidencialidade: Respeito pela privacidade da informação;
Profissionalismo: Treinamento extenso, orientação para o serviço, código de ética de massoterapia.

393532_260869940629119_100001183446787_676629_1382109018_n

Óleos e Cremes

Para as massagens com deslizamento é necessário usar cremes ou óleos para facilitar as manobras. Nos homens, por causa da quantidade de pelos, é mais indicado usar óleo. São úteis no tratamento, especialmente sobre cicatrizes e peles ressecadas. Para cremes o mercado nos dá várias opções. Os óleos podem ser usados os de semente de uva ou de coco. Ambos associados com óleos essenciais dão um ótimo resultado mental, físico e hidratam a pele.
Efeitos da massagem nos órgãos

-Aumenta a circulação sanguínea, a nutrição tecidual e o retorno venoso;
-Aumenta a respiração, a proteção contra doenças e a expansão do tórax;- -Diminui a congestão e estimula a eliminação de fezes e gases.

7559531b0dce1ee794546b854e394a2c

Efeitos fisiológicos

-Estimulação do processo de cicatrização;
-Alívio da dor;
-Remoção das secreções pulmonares;
-Aumento dos movimentos das articulações;
-Estímulo sexual;
-Relaxamento local e geral
Efeitos sobre os músculos

-Elimina os materiais prejudiciais;
-Diminui a intensidade de fibrose;
-Melhora as condições do músculo fatigado;
-Produz contrações musculares (auto-massagem fisiológica).

Young woman getting treatment at spa centre

 

Contraindicações da massagem

A massagem não é indicada nos seguintes casos:

Febre;
Inchaço ou inflamação:
Machucados graves;
Problemas de pele;
Artrite na coluna;
Osteoporose;
Diabete descompensada;
Asma severa;
Epilepsia;
Hemorragias recentes;
Histórico de trombose ou embolia;
Lesão recente na cabeça ou pescoço;
Cirurgia recente;
Qualquer condição fatal, como o câncer;
Lesões traumáticas recentes, ósseas e musculares.

Alguns tipos de massagem
Massagem Terapêutica:  Shiatsu e Ayurveda.
SHIATSU: Massagem originada do Japão, consiste em pressão com os dedos, carpo, pés. Em pontos de energia do corpo, os meridianos. Cada qual tem sua função, prevenindo doenças e tirando dores musculares.
AYURVEDA: Massagem indiana, é fitoterápica. Faz deslizamentos sobre a pele, pressões em centros de energia, alongamentos, mobilizações das articulações. Tanto a Ayurveda como o shiatsu são massagens que podem ser realizadas no tatame.

Auyrveda

Auyrveda

Massagem Relaxante: São movimentos repetitivos, intensos, firmes, lentos para proporcionar o relaxamento físico e mental. Dependendo da massagem pode-se utilizar pedras, bambus, velas ou pindas para um maior relaxamento.

Massagem Modeladora: Os movimentos são mais rápidos e firmes, favorecendo a quebra das células de gordura localizada. Auxilia no combate a celulite, flacidez e gordura localizada.

Reflexologia: É o estudo de uma área reflexa. Um processo que ativa as forças recuperadoras do organismo, induzindo ao estado de equilíbrio.

Reflexologia

Reflexologia

Drenagem Linfática: É uma técnica de massagem que auxilia no processo de eliminação de impurezas acumuladas entre as células dos tecidos pela corrente sanguínea. Ideal para quem retém muito líquido. Desintoxica, trabalha com o sistema linfático e de circulação. Acho uma massagem bem completa, porque está melhorando o bem-estar, tratando da saúde e melhorando esteticamente.

Shantala: É uma massagem para bebês. Fréderick Leboyer, um médico obstetra francês, observou durante suas caminhadas pelas ruas de Calcutá, um Hindu massageando seu filho e ficou impressionado com os movimentos e a troca ali que existia entre os dois. A partir daí, intitulou essa massagem o nome de Shantala, nome do pai que massageava o filho, transformou essa experiência num livro, traduzido para o português em 1976.

Shantala

Shantala

Quick Massage: Chamada de massagem sentada ou quick massagem, esta teve origem na medicina chinesa. São associadas técnicas de Shiatsu, Tailandesa e Tui-ná. Pelo seu custo baixo, curta duração e fácil aplicação é muito utilizada em empresas, shoppings, aereoportos, locais públicos, eventos, etc.

2012-12-20 09.35.19 (1)

“O organismo cura-se a si mesmo, se lhe dadas as condições e oportunidades.”

NAMASTÊ
“O Deus que há em mim saúda o deus que há em você”

Muito usado na Índia para cumprimentar as pessoas como sinal de respeito.

Viram só?! Podemos cuidar da saúde, do corpo e da alma numa terapia só! É simples e você mesma pode fazer nas pessoas que ama.
Até semana que vem!

 

Qualquer dúvida entre em contato comigo: Mande um email para [email protected] ou deixe seu recado nas Redes Sociais do Portal A Confraria das Divas.

Tags:, ,