Percepção distorcida da beleza

Olá Maravilhosas Divas!

Vamos falar hoje sobre um assunto muito importante e sério, algo que pode interferir numa vida toda de uma pessoa. Eu, particularmente, acho que a sociedade exige e distorce o que é beleza. Mostra que o ideal é um corpo e rosto perfeitos, todo retocado de maquiagens, photoshop e toda a magia que a tecnologia faz. Nunca! É irreal!

E vocês, Divas, o que acham? A sociedade de hoje estípula um padrão de beleza feminina, mas esse padrão é exigente ou distorcido?

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Como podemos perceber a beleza? Bem, ela é a harmonia de um conjunto do ser único.
Os padrões de beleza estão ligados não somente à sedução,mas ao status social e as relações com o mundo místico.Existe sim a beleza única. Única de cada um. E a perfeição está nos olhos de quem vê. O que é belo para um pode não ser para outro. Valorizar seus pontos fortes já é um ótimo começo para  elevar a autoestima.

A beleza estipulada pela sociedade e mostrada pela mídia distorce os valores de meninas, mulheres e famílias atualmente. E buscam por uma beleza irreal.

Não acreditem em imagens arrumadas por efeitos, maquiagens milagrosas, no qual tudo é perfeito. Revistas que indicam o quanto belas são todas as mulheres siliconadas. Mas elas como nós, têm celulite, rugas, flacidez e tudo que uma mulher normal tem.

Cuidado com o que você acredita e que nossos filhos estão aprendendo. Porque estamos na era em que pessoas morrem de fome não só por causa da pobreza, mas também por doenças como anorexia. Insatisfeitas, não são raras as que caem em depressão e desenvolvem também a bulimia, que é o primeiro passo para logo estarem anoréxicas.

534c6828de99b2de919488dd5a5ecd97

A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescente do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes.

A cada 10 anoréxicos, apenas um é homem. E, apesar de ser um número consideravelmente pequeno, a situação é preocupante, pois a doença – diagnosticada quando a pessoa está com um IMC (Índice de Massa Corpórea) inferior a 15 – leva a óbito cerca de 10% das pessoas que a tem. E, claro, os mais atingidos pelas regras da beleza acabam sendo os jovens.

O caso em jovens adolescentes de ambos os sexos pode estar ligada a problemas de autoimagem, dificuldade em ser aceito pelo grupo ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying.

A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.

As imagens são chocantes, mas não podemos ignorar e fingir que não existem.

839c8d461728db21bd1e77bd883c31ca

Você sabia que nos dias de hoje crianças com seis anos apresentam anorexia? A anorexia infantil, muitas vezes, é passageira, mas na maioria das vezes indica algum problema que acaba causando este mal. Também pode ser resultado de trauma, insatisfação ou depressão.

Culpa de quem? Dos pais, de uma sociedade exigente? Da busca irreal da perfeição?

Esse mal precisa de atenção. Porque enquanto ignorada, perdemos muitas jovens vítimas da anorexia que começaram na bulimia. Quem sofre dessa doença tem uma visão totalmente distorcida de si mesmo.

ba67fe7a00b30504b142911c8199e0fd

E, não necessariamente uma pessoa com anorexia tem esse físico “pele e osso”. Às vezes se tem o comportamento de um anoréxico, preocupa-se em exagero com exercícios, o quanto um alimento tem de caloria. Não se alimenta adequadamente, até deixar de comer. Mas pelo fator genético não consegue emagrecer. Sendo assim mais difícil ainda para pessoas próximas desconfiarem do problema. E quando descoberta a doença, às vezes já se está em um estágio muito avançado, deixando sequelas ou até mesmo levando a morte.

Pessoas famosas como a cantora Karen Carpenter, TerriSchiavo e Ana Carolina Reston morreram por causa da doença. Ana Carolina,modelo de 46 kg se achava gorda e morreu aos 21 anos. A atriz Jane Fonda, por exemplo, conviveu com a anorexia dos 15 aos 40 anos. Ela conta que queria “agradar e ser perfeita”, o que na época queria dizer “esquelética”. Outro caso emblemático é o da princesa Diana (1961-1997), que assumiu que foi bulímica e anoréxica  -e que já havia tentado cometer suicídio.

A autoestima baixa, como vemos, pode trazer consequências graves na vida de uma pessoa. Mas como evitar que isso aconteça? Podemos começar livrando nossas crianças e pré-adolescentes da baixa autoestima.

eca73d71fb12d817372e9964b75d7068

Precisamos começar de cedo, ensinar os valores corretos sobre a vida. Ter caráter é o importante e muito mais que a busca de uma perfeição por uma beleza que não existe.

Precisamos começar desde cedo a ensinar os valores corretos sobre a vida. Ter caráter é muito mais importante do que a busca de uma perfeição por uma beleza que não existe.

Entre 7 e 12 anos é comum se acharem gordas, magras, altas ou baixas demais. Reclamam do cabelo, da pele, sempre insatisfeitas com a aparência. Em Nova York há uma campanha que quer levantar a autoestima das crianças e pré-adolescentes, para evitar problemas futuros como alcoolismo, depressão, anorexia, bulimia.

Eu sou uma garota inteligente, líder, amiga, engraçada. Eu sou bonita do jeito que sou.

Frase da Campanha I’m a Girl, I’m Perfect the way I am

Cartaz da Campanha

Cartaz da Campanha

Como conseguir que a criança cresça com a autoestima bem desenvolvida:

1- Os abrace e diga que os ama sempre que possível;

2- Respeite seus sonhos, o que a criança quer ser no futuro;

3- Ensine que a perfeição é de cada um, cada pessoa é única e especial;

4- Dê ênfase aos pontos fortes da criança e esqueça os fracos;

5- Deixe-os saber que podem contar sempre com você, em qualquer situação;

6- Nunca critique o corpo de seus filhos e nem se autocritique na frente deles, evite comprar revistas que mostram apenas modelos magérrimas;

7- Ensine-os a respeitar todos, sentindo compaixão pelo próximo eles serão mais felizes e consequentemente com autoestima mais evoluída;

8- Dê atenção à criança, mantenha diálogo e ouça;

9- Deixe-os livre para tomar decisões, por exemplo, com que brinquedo quer brincar;

10- Reconheça seus feitos e elogie;

11- Ensine a não se preocupar com o que os outros pensam, pois ninguém pode lhe dizer que nunca vai conseguir;

12- Nunca aponte os defeitos da sua criança, e se tiver medo de algo, mostre que é normal;

13- A encoraje a experimentar coisas novas e incentive a sua imaginação.

Esse vídeo, que já circula a um tempo na internet, retrata muito bem sobre o padrão de beleza nos dias de hoje, que infelizmente mata! Graças à conscientização e divulgação, parece que os casos de anorexia têm diminuído e as modelos e manequins estão mais saudáveis.

Espero que o post traga uma reflexão e mudanças. Bom final de semana!

Qualquer dúvida entre em contato comigo: Mande um email para [email protected] ou deixe seu recado nas Redes Sociais do Portal A Confraria das Divas.

 

 

 

Tags:, , ,