Vitamina D: Sol não é um vilão

Tudo bem, Divas?

Vamos aprender um pouquinho porque é tão importante a vitamina D para nosso organismo?

Chegamos à estação em que o sol mais aparece, portanto, é essencial sabermos como aproveitá-lo da melhor maneira possível. Precisamos cuidar da nossa saúde e beleza sem nos prejudicar.

Infelizmente sofremos bastante com a ausência do sol aqui em Curitiba e a maioria da população, mais de 90% dos curitibanos, não tem a vitamina D suficiente no organismo.

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A vitamina D é um hormônio esteroide essencial para o corpo. Sua ausência pode trazer sérias complicações para nossa saúde.

O Dr. Michael Holick, autor do livro “Vitamina D” diz como ela é o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso ocorre justamente por ela ser “gratuita”, porque seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele. As empresas farmacêuticas não podem vender luz solar, por isso não promovem os benefícios que o sol tem à saúde.

Alguns alimentos, como peixes gordos, são fontes de vitamina D. Mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças. Mas a vitamina D em forma de remédios só com a indicação médica, só o profissional vai saber a quantidade necessária para cada pessoa. O excesso da vitamina D também é prejudicial.

Verdades sobre a vitamina D

  • A vitamina D é produzida pela pele em contato com a radiação ultravioleta de luz solar natural;
  • Tem que ser o sol direto, através do vidro, os raios ultravioletas não atravessam;
  • A exposição solar é a única maneira confiável de absorver a vitamina D que seu corpo precisa;
  • Pessoas de cor escura podem precisar de 20 a 30 vezes mais de sol do que pessoas de pele clara, para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros;
  • A luz solar não gera produção excessiva de vitamina D, mas o necessário;
  • A indústria de protetores solares não que que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos
  • Algumas substâncias denominadas “antioxidantes” aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos. Elas também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso “filtro solar interno”. Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão).

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O que a vitamina D evita?

  • Depressão;
  • Osteoporose;
  • Câncer de próstata;
  • Câncer de mama;
  • Efeitos da diabete;
  • Obesidade;
  • Queda de imunidade;
  • A artrite reumatóide;
  • Evita aborto em gestantes no primeiro trimestre
  • Deficiência da vitamina aumenta a chance de crianças serem autistas;
  • A falta da vitamina D favorece 17 tipos de câncer.

Benefícios comprovados da vitamina d

  • Fortalece os ossos;
  • Protege o coração;
  • Previne e controla a diabetes;
  • Contribui para a força muscular;
  • Previne gripe e resfriado;
  • Diminui riscos de morte prematura

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O que fazer para obter a vitamina D?

A exposição sensata ao sol é a forma mais fácil e simples para melhorar a saúde, para que o corpo absorva a vitamina D necessária. Quando ingerida em excesso, em forma de suplementos, pode levar a alta absorção de cálcio, por isso o consumo de vitamina D além do recomendado só pode ser feito com orientação médica.

Apesar de estar presente em alimentos de origem animal, estes não tem a quantidade de vitamina D que o organismo necessita. Por isso é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Para a pele negra esse tempo aumenta para 45 minutos à 1 hora por dia. De corpo todo e sem passar o filtro solar. Para ter uma ideia, o protetor fator 8 inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância. Para evitar o câncer de pele, após os 15 a 20 minutos recomendados para obter a vitamina, passe o protetor solar.

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O melhor horário para tomar sol é quando a sombra do corpo é menor que a própria altura, pois a posição do sol também influencia na produção da vitamina D. Isso normalmente acontece depois das 10h da manhã e antes das 16:30h, mas deve-se evitar a exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, entre 12h e 15h.

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Alimentos que possuem vitamina D

  • Atum (100 gramas) – 227 unidades de vitamin a D;
  • Sardinha (100 gramas) – 193 unidades;
  • Ovo (uma unidade) – 43,5 unidades;
  • Queijo cheddar (50 gramas) -12 unidades;
  • Carne bovina (100 gramas) -15 unidades;

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Alguns sinais de que há falta de vitamina no organismo

  • Alteração repentina de dispisição: A serotonina é controlada pela vitamina D, neurotransmissor que dá equilíbrio ao ânimo;
  • Obesidade: A vitamina D dissolve-se na gordura, assim quem tem mais gordura precisa reforçar esse nutriente;
  • pressão arterial elevada: Quando há pouca quantidade no organismo, a pressão sobe;
  • Piora as alergias: Geralmente quem tem alergias sofre de deficiência de vitamina D;
  • Dores crônicas sem motivo aparente: Pode ser falta de vitamina D;
  • Depressão ou fase intensa de tristeza: Comprovado cientificamente;
  • Ossos e músculos enfraquecidos: Também pode ser a carência da vitamina;
  • Sonolência: Sem a quantidade suficiente de vitamina pode se sentir sem energia;
  • Dentes fracos: Sangramento, gengivite, acúmulo de placa pode ser a falta da vitamina.

Legal, Divas? Sempre é bom aprender um pouquinho mais sobre o que é importante para nossa saúde. E aqui vimos que o sol não é nenhum vilão e sim pode ser um aliado muito importante. É só sabermos usá-lo de forma consciente!

Indico, para quem queira se aprofundar no assunto, o livro  “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes“, pelo Dr. Michael Holick.

Ótimo final de semana, Divas!

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