O tempo que gastamos em cuidar de nosso corpo nunca será um tempo perdido, nossa pele merece esse carinho e cuidado. Existem várias dicas, truques, alimentos e exercícios específicos para combater aquelas desagradáveis celulites nas pernas. Aproveite o seu tempo livre para acabar de vez com esse problema, que não é somente estético mas que também pode afetar a sua saúde.

Algumas das maneiras para ajudar na eliminação ou redução da celulite:

  • Dieta: não é um processo milgaroso, ou seja, não verá os resultado do dia para a noite;
  • Água fria: isso mesmo, a água fria vai ajudar a ativar a circulação sanguínea;
  • Massagens e drenagem linfática: atua sobre os músculos e os vasos linfáticos, elimando assim a gordura localizada, para isso vamos precisar da ajuda de um profissional;
  • Não usar roupas apertadas: pode propiciar a liberação de toxinas do corpo;
  • Exercícios: uma prática muito recomendável, não somente para esse tipo de problema.
celulite-2

Um problema estético que preocupa muitas mulheres

A celulite é um dos problemas mais recorrentes e incômodos, principalmente entre as mulheres. Para entender como tratá-las é importante saber o conceito e os tipos existentes, bem como a finalidade de cada tratamento.

É um dos temas mais recorrentes dentro da estética e independente da sua causa, que pode ter várias origens, o conjunto de atividades para solucionar e tentar reduzir ou mesmo eliminar a presença dessa nossa inimiga será o mesmo, ou seja, por mais que não saibamos os fatores que geraram a celulite em nosso corpo, hoje em dia já sabemos extamente o que fazer para combatê-las. É a união de várias atividades, um único tratamento isolado não trará os resultados desejados. Por exemplo, não adianta ir todos os dias à academia se não tem uma boa alimentação, até porque a celulite não está necessariamente associada ao peso, quer dizer que, pode surgir também em pessoas que estão dentro do seu peso normal.

Alimentação: uma das chaves para eliminar a celulite

Um dos passos para combater a celulite é a mudança de hábitos, dentre eles, o nosso hábito alimentar. Devemos selecionar melhor o que comemos e acrescentar na nossa dieta:

  • Hortaliças e fibras: quinoa, aveia, couve-flor, cenoura, alimentos integrais (como arroz, pão e macarrão). Ajuda a regular o funcionamento intestinal, que reflete diretamente nos problemas de circulação linfática.
  • Proteínas: ovo, carnes magras (como o peixe, o frango e a alcatra).
  • Grãos e leguminosas: grão de bico, lentilha, feijão, soja.
  • Frutas: banana, frutas cítricas, abacaxi, abacate, maçã, frutas vermelhas, goiaba.

Podemos citar também outros alimentos que ajudam muito, como o azeite de oliva extra-virgem, algas, gengibre, as oleaginosas (como nozes, amêndoas e castanhas), semente de girassol, semente de linhaça, chás, dentre tantos outros. Uma alimentação e dieta adequada e equilibrada vai ajudar e auxiliar na prevenção e tratamento da celulite, isso porque reduz as substâncias pró-inflamatórias que o excesso de gordura promove no nosso organismo.

celulite-3

Exercícios para reduzir as celulites nas pernas

O exercício é uma das atividades mais importantes para melhorar a aparência da nossa pele e evitar o aparecimento de mais celulites. Exercícios localizados como no quadril e glúteos ajudam a eliminar a gordura localizada, proporcionando uma melhor circulação, bem como o aspecto da pele e da região trabalhada. Outra boa opção é a prática de exercícios para aumentar a queima de energia e com gastos calóricos altos, reduzindo a gordura acumulada, como por exemplo: corrida, andar de bicicleta, musculação, pilates, exercícios aeróbicos em geral, agachamento, caminhada, natação, entre outros.

São exercícios que podem ser feitos em casa, na rua ou na academia, melhor ainda se tiver o auxílio de um profissional da área, como um personal trainer. Tudo isso ajuda a vencer essa difícil batalha contra a celulite.

Tratamentos estéticos contra a celulite

Cada dia surgem mais tratamentos para o combate a celulite, já existem uma infinidade à sua disposição. Vamos listar alguns muito eficazes e que podem ser de grande ajuda:

  • Massagem modeladora: melhora o fluxo de sangue na região massageada, favorecendo uma melhor circulação sanguínea;
  • Carboxiterapia: um dos tratamentos mais atuais, auxilia no combate não somente da celulite mas também da flacidez;
  • Cremes: existem vários tipos de cremes anti-celulite, por si só não eliminam mas ajudam se usados em conjunto com outros tipos de tratamentos;
  • Endermologia: técnica destinada ao combate à retenção de líquidos, melhorando a oxigenação e circulação, o que favorece a eliminação dos furinhos e uma pele mais lisinha.
  • Mesoterapia: uma técnica também utilizada contra a gordura localizada e com ação drenante.
  • Velasmooth: radiofrequência que trabalha no tecido adiposo estimulando a produção de colágeno e evitando a flacidez, dando um aspecto mais firme à pele.