4 Dicas para uma vida financeira mais saudável!

Já estamos na metade do ano! O tempo passa muito rápido e de repente percebemos que algumas das metas e promessas feitas lá no início do ano ainda não foram concluídas e muitas nem saíram do papel.

Calma, que ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e concretizar alguns planos.

Analise quais são as metas mais importantes e que você faz realmente questão de concluir. Depois disso, sendo sincera com você mesma, liste os motivos de não ter conseguido efetivar estes planos.

Um dos principais motivos (além da nossa mania de deixar as coisas para depois) é a falta de planejamento financeiro. E por isso, gostaria de compartilhar hoje com vocês, algumas dicas de como economizar dinheiro e enfim, realizara os seus sonhos.

Anote aí!

  1. Despesas Fixas

A primeira tarefa para quem quer se organizar financeiramente é conhecer o seu orçamento e adequar para que a sua despesa fixa (aquelas contas que ocorrem todo mês) seja menor que o salário recebido.

Liste todas as suas contas fixas: aluguel, prestação, mensalidades de cursos, supermercado, luz, água, internet e telefone.

Analise se não há contas que poderiam ser descartadas e que estejam atrapalhando seu orçamento.

  1. Investimento

Um erro comum que cometemos é o de deixar para investir apena quando “sobra” algum dinheiro no final do mês, depois de pagar todas as contas e de gastar com supérfluos. É bem comum que nunca sobre e com isso, a gente fica com a sensação de que nunca poderá economizar e poupar.

Na verdade, devemos “nos pagar” primeiro. Veja a poupança como uma recompensa de seu esforço  dedicação, estipule um valor mensal a ser poupado e faça isso assim que receber seu pagamento. Inclua este valor nas despesas fixas. Logo se tornará um hábito e você começará ver os benefícios de se investir.

  1. Contas em dia

Ter as contas em dia é saudável! Você fica mais tranquila, sente-se segura e até dorme melhor!

E a taxa de juros é cruel, procure quitar dívidas antigas que possam estar acumulando altos juros. Para definir a prioridade, a dica é pagar primeiro as contas que possuem juros mais altos. E cuidado para não contrair novas dívidas sem necessidade.

  1. Controle rígido

O controle é essencial. Anote todas as suas despesas: desde a mensalidade da escola até aquele cafezinho que você parou para tomar com um colega de trabalho. Muitas vezes, o gargalo está nas pequenas despesas que ao primeiro momento, nos parecem inofensivas, mas que se somadas, podem representar uma grande fatia de seu orçamento.

Anote e após 1 mês avalie se vale a pena manter algumas dessas despesas.

Para que este controle seja realmente efetivo, recomendo que você utilize planilhas ou aplicativos onde você pode ir anotando todas as suas despesas.

Na próxima semana, trago para vocês uma avaliação dos app´s mais acessados para este controle e como você pode utilizá-lo!

E você, como está cuidando da sua saúde financeira? Compartilhe com a gente, escreva para [email protected] ou entre em contato por meio das redes sociais do portal A Confraria das Divas. Vou adorar conhecer melhor todas vocês!

Boa semana!