Carisma Profissional

Costumamos pensar que o carisma é um dom exclusivo de pessoas privilegiadas, que nasceram com essa característica e naturalmente carregam esse brilho pela vida, cativando a todos por onde passam. Porém, essa é mais uma habilidade comportamental do que um dom recebido. Desta forma, é perfeitamente possível e positivo desenvolver essa habilidade.

O que entendemos por carisma?

Habilidade de persuadir ou influenciar outros indivíduos; Competência para suscitar euforia e apoio; Encanto ou fascínio; Característica ou traço notável.

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Não é só para as relações de amizade, relacionamentos afetivos e familiares que devemos utilizar o carisma! Nas relações profissionais é igualmente essencial.

A profissional carismática inspira confiança, cativa e conquista seu líder e seus colegas de trabalho. É uma grande estratégia para abrir portas e melhorar o networking.

No livro O mito do carisma, – acabei de ler e super recomendo! – Olivia Fox Cabane fala sobre essa qualidade que muitos  consideram como inata, porém, através de algumas técnicas desenvolvidas pela autora para Harvard e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), ela comprova que o carisma pode ser aprendido e aperfeiçoado.

o mito

Segundo a autora, o carisma pode ser construído e para isso, há alguns componentes. Abordaremos hoje sobre o primeiro deles:

Presença

Você provavelmente já passou por uma situação assim:

Uma reunião ou até um bate papo mais informal, é o seu momento de apresentar um trabalho, defender uma ideia, e então, você se depara com alguém que fica distante, com o pensamento longe, mexendo no celular ou não te dando a atenção devida.

O que você sente quando isso acontece? Você incluiria essa pessoa para fazer parte de uma equipe que você estivesse gerenciando?

Acredito que, assim como eu, você se sentiria chateada, irritada ou até mesmo ofendida pela falta de atenção e este profissional perde automaticamente grandes chances de ser lembrado futuramente e convidado para integrar uma nova equipe de trabalho.

A profissional carismática é diferente!

Ela dedica sua energia para o momento em que esteja vivendo. Dá plena atenção ao que está ocorrendo a sua volta. Acompanha o que o outro está falando, participa!

Ela se faz presente e assim, as pessoas se sentem importantes.

Atitudes para ser uma profissional de presença marcante:

  • Ouça: (habilidade rara) – Preste atenção ao que está sendo dito a você. Espere o outro terminar uma fala.

Olhe diretamente para a pessoa que está falando, é o famoso “Olho no olho”: as pessoas que olham diretamente para seu interlocutor transmitem mais confiança, sinceridade e sensação de segurança.

  • Interaja: Sempre acompanhe o que está sendo dito através da linguagem corporal. Sorria, seja reflexo dos gestos, acompanhe os movimentos do outro com os olhos, concorde ou discorde através de movimentos da cabeçapara demonstrar que está atento.
  • Questione: Participe, fazendo perguntas pertinentes ao assunto, sempre que puder – mas lembre-se de não interromper. Espere o momento certo.
  • Distrações: Não faça outra coisa enquanto estiver com alguém. Deixe o celular, a revista ou a televisão de lado. Faça com que as pessoas se sintam realmente importantes.
  • Seja sincero: Não finja interesse! Todos podemos aprender algo novo com qualquer pessoa. Tenha paciência, seja humilde e escute o que aquele cara que todos acham chato. Pode ser que ele tenha uma informação muito importante e você ainda pode descobrir que ele não é tão chato assim.

 

Na próxima semana falaremos sobre o poder da profissional carismática.

Acompanhe e desenvolva-se! Boa semana.

 

A feminilidade a nosso favor. Somos emocionalmente inteligentes?

Somos expostas diariamente a diversas situações de stress, conflitos e necessidade de tomada de decisões. Para saber administrar essas situações mais críticas é fundamental desenvolvermos algumas habilidades chaves, dentre elas, a “Inteligência Emocional”, característica esta, considerada essencial ao sucesso profissional.

A Inteligência Emocional está aliada à realização pessoal, sabedoria para os momentos de crise, saber conduzir as relações de trabalho, sejam elas com o chefe, colegas de trabalho, clientes ou fornecedores, tirando o melhor proveito, inclusive dos conflitos.

Inteligencia-Emocional

Na minha trajetória profissional até aqui, tive o grande privilégio de trabalhar ao lado de pessoas que demonstravam claramente serem pessoas com a expertise de domínio de suas emoções, como também, tive a oportunidade de acompanhar muitos colegas e líderes – inclusive, sem essa competência. Facilmente identificamos uma pessoa que ainda não despertou para o controle de suas emoções. Pessoas que explodem com facilidade, não aceitam críticas, não reagem bem quando não têm suas ideias acatadas, levam os conflitos de trabalho para o âmbito pessoal. Esses profissionais raramente encontram êxito em suas negociações, pois não possuem empatia e sensibilidade.

Já aqueles que estão preocupados em desenvolver esta habilidade, encontram facilidade nas relações pessoais e profissionais, pois sabem ouvir o outro, tentando minimizar os conflitos, não consideram como ataque pessoal quando seu trabalho é criticado, persistem mesmo diante de frustrações e ainda conseguem motivar outras pessoas.

As duas situações obviamente são de aprendizado, pois enquanto uma alerta para o que não fazer e como não agir, a outra irá motivar e orientar a como se comportar nas diversas situações que surgem em nossa vida e principalmente, dará ferramentas e inspiração para conduzir da melhor maneira, sua trajetória.

A Inteligência Emocional caracteriza-se pela habilidade de identificar suas emoções e saber conduzi-las de forma que não gere impactos negativos, conseguir controlar impulsos e a impeditividade, ser capaz de gerenciar suas motivações e manter-se focado, ou seja, é o poder que nossa mente tem sobre nossas emoções. Essas habilidades farão com que você esteja sempre no controle de suas emoções, não permitindo que acontecimentos externos alterem seu estado emocional. Você saberá lidar com seus anseios, medos e inseguranças, conseguirá  ser sensata e encontrar a melhor solução para uma dificuldade.

Quando somos emocionalmente inteligentes somos confiantes, adaptáveis, flexíveis e acredite, as pessoas percebem quando realmente temos essas características e isso faz toda a diferença em nossas relações, tanto pessoais quanto profissionais.

Comece a prestar atenção às suas reações diante das situações adversas, olhe para dentro e verifique como você tem respondido às tempestades, se você consegue manter o controle diante de conflitos.

Construa excelentes relações, fortaleça sua marca profissional desenvolvendo esta habilidade e esteja pronta para alçar grandes voos com mais segurança!

Boa semana!!

Como funciona o trabalho de um coach?

Consultoria, orientação de carreira, mentoring, coaching…

A cada dia surgem novos termos no mundo business e é essencial que a mulher preocupada com sua carreira, conheça estas expressões.

Sabe aqueles típicos momentos em que temos um impasse?

Peço demissão ou permaneço neste emprego?

Faço um MBA ou me dedico ao inglês?

Que carreira seguir: administrativa ou técnica?

Como ser reconhecida e conquistar a tão sonhada promoção?

Essas e outras indagações são muito comuns na vida de todas nós, mulheres modernas. E um grande aliado que podemos ter nesses momentos é o profissional Coach. Mas afinal, o que é Coach?

Coach, no termo inglês, significa: técnico/treinador. É o profissional que vai te preparar e orientar no caminho até o alcance de uma meta.

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E o coaching? É um processo de desenvolvimento e conquistas, o objetivo é maximizar a performance, auxiliando o indivíduo a conquistar suas metas e sonhos, seja no âmbito pessoal ou profissional. O processo é realizado com sessões periódicas, quando o profissional aplicará ferramentas que irão te mobilizar e motivar para atingir suas metas e acelerar os resultados.

 

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Todas nós almejamos ser feliz, realizar sonhos, receber uma promoção, fazer uma grande viagem, emagrecer, superar dificuldades.

São diversos objetivos, que muitas vezes ficam apenas anotados na agenda ou em nossa mente. Na maioria das vezes, considerando as pessoas que oriento, falta apenas aquela ajudinha. Aquele “empurrãozinho”. Alguém que acredite em nós, que nos diga que é possível e nos “provoque”, extraindo de nós aquela força que até sabemos que temos, mas não sabemos como utilizá-la.

  • Você conhecerá melhor suas fraquezas (isso é ótimo!!!) e saberá como desenvolvê-las.
  • Saberá como potencializar suas melhores qualidades.
  • Você se tornará mais confiante e isso te dará mais habilidades para conquistar seus sonhos.

 

Todas nós devemos nos dar de presente essa experiência. É uma vivência única, transformadora de sua vida pessoal e profissional!

Relembre aqueles sonhos que estão na gaveta, busque um profissional qualificado e conquiste o mundo. Você é capaz!

Boa semana!