Vamos falar sobre produtividade?

Vivemos numa correria insana, assumimos muitas responsabilidades e por isso, precisamos otimizar nossa Produtividade para que consigamos cumprir com nossos compromissos e entregar nosso trabalho com qualidade e no prazo.

Como é seu ambiente de trabalho? Você já parou para pensar que o ambiente em que trabalha pode estar te ajudando ou atrapalhando nesta tarefa?

Hoje quero compartilhar com vocês, algumas dicas de como transformar seu ambiente de trabalho num espaço mais harmonioso e agradável, sem perder o foco no principal: Sua Produtividade!

  • Sua mesa e cadeira: Há estudos que apontam a importância de conciliar seu tempo de trabalho com atividades em que você execute sentada e em outros momentos, em pé;
  • Senso de urgência: Se você precisa de foco e tem um prazo curto para entregar determinado trabalho, trabalhe em pé;
  • Criatividade e tempo: se você precisa estimular a criatividade, escrever um email longo, trabalhar num projeto que exija tempo e concentração, opte por ficar sentada.

Ergonomicamente, é importante que o monitor fique à altura dos olhos, para que não prejudique sua postura. Mantenha seu pescoço reto, posicione o teclado de modo que seus cotovelos fiquem no ângulo de 90 graus e os pés completamente apoiados no chão. Assim, você poupa sua coluna e membros superiores de lesões.

  • Organização

“Mesa desarrumada, mente desarrumada”. Está comprovado que ambientes menos “organizados” e mais livres, estimulam a criatividade. Mas se você precisa desenvolver a produtividade e foco, manter um ambiente organizado é fundamental.

Procure organizar sua mesa e gavetas de modo que consiga localizar rapidamente qualquer informação. Essa orientação vale também para os arquivos no computador. Crie um esquema de pastas para armazenar seus trabalhos. Crie um padrão para nomear seus trabalhos. Exemplo: Relatório de Vendas 06-2017

  • Como me sinto!

A maneira como você se sente também influencia diretamente em sua produtividade. Cuide para que seu ambiente de trabalho seja harmonioso, evite conflitos com colegas e chefe. Encontre prazer e motivação para desempenhar suas atividades (faz toda a diferença).

  • Temperatura: a norma reguladora de saúde no trabalho, indica que a temperatura ideal é entre 20 e 22 °C. Sentir muito frio ou muito calor poderá fazer com que você perca a concentração. Portanto, verifique sempre como você sente mais confortável. Lembrando que ambientes um pouco mais frios, fazem com que você se mantenha mais disposta e focada.
  • Iluminação: trabalhe sempre em locais com boa iluminação para manter o foco e a atenção concentrada. Dê preferência para a iluminação natural, se possível. Caso você não tenha esse privilégio, luzes de LED costumam ser melhores que as lâmpadas fluorescentes que acabam sugando sua energia.
  • Som: é comprovado que música clássica influencia diretamente em nossa concentração. Porém, outros estilos também podem nos beneficiar de acordo com o que buscamos. Experimente, ouça diversos estilos e descubra o qual você melhor se adapta.
    • Música clássica para concentração.
    • Música eletrônica para aumentar o foco.
    • Música calma para mascarar outros ruídos e barulhos.

 

  • Bons fluidos e Energia: dê um toque pessoal em seu espaço, para que seja um local positivo, que te remeta à boas energias.
    • Flores trazem vida e alegria.
    • Fotos para nos motivar e nos manter no controle. Aconteceu algo que te deixou muito nervosa? Olhe pra foto da sua família, do seu amor e se mantenha nesta sintonia de amor.
    • Se você for adepta, tenha um amuleto: pode ser um cristal, uma imagem… qualquer coisa que te remeta às suas crenças e que te ancore. Com os amuletos nos sentimentos mais seguras e confiantes.

Caso se interesse mais pelo tema, você pode pesquisar sobre o Feng Shui que traz muitas orientações de como dispor nossos objetos em casa, no ambiente de trabalho, para ganhar equilíbrio, produtividade e foco.

E qual a sua técnica para melhorar a produtividade? Compartilhe com a gente! Escreva para [email protected] ou entre em contato por meio das redes sociais do portal A Confraria das Divas. Vou adorar conhecer melhor todas vocês!

 

Tags:, , ,