Uma conceito milenar de decoração, de origem chinesa, que consiste em harmonizar os ambientes com objetos e móveis que trazem os elementos da natureza, criando uma energia que dará ao ambiente um equilíbrio harmônico através da decoração. Essa harmonização é feita pelo baguá, uma tábua de forma octogonal, onde cada lado representa uma área da nossa vida: trabalho, família, relacionamentos, sucesso, criatividade, amigos, espiritualidade e prosperidade.

O baguá é posicionado em cada cômodo para mostrar onde estão cada uma dessas áreas, uma vez identficadas, a decoração será feita harmonizando, reposicionando, acrescentando e/ou retirando objetos. Para cada ambiente da casa existem técnicas gerais e outras específicas. Dentre as gerais temos: evitar o acúmulo de objetos, jogar fora tudo o que está quebrado e deixar a luz e o ar entrarem. É um conceito de decoração que vai muito além do aspecto estético e funcional, possui uma filosofia e espiritualidade.

feng-shui-2

Elementos presentes no Feng Shui

Cinco são os elementos utilizados como orientação e para um melhor aproveitamento e equilíbrio, cada um corresponde a uma cor e um ponto cardial, são eles:

  • água: traz fluidez e estímulos ao ambiente, seu excesso pode causar depressão e sua falta pode gerar apatia, a cor seria azul ou preto;
  • fogo: motivação e troca de vibrações, em excesso pode causar irritabilidade e sua falta a introspectividade, a cor seria vermelho ou laranja;
  • terra: maior receptibilidade e criatividade, em excesso pode causar tristeza e sua falta egoísmo, a cor seria marrom e tons amarelados;
  • metal: finanças e mutabilidade, seu excesso pode causar discussões e a falta pode provocar timidez, a cor seria o branco, tons pastéis ou tons metálicos;
  • madeira: estabilidade e prosperidade, em excesso pode causar estagnação e sua falta pode propiciar à falsidade, a cor seria verde.

Cores e tonalidades presentes nesta filosofia

As cores nesse conceito, são as responsáveis por criarem a energia do ambiente, cada cor possui um efeito que varia de acordo com cada pessoa, e conhecendo as técnicas é possível indicar quais estarão melhor em cada ambiente, sendo assim melhores aproveitadas. A cor amarela é a representante do elemento terra, relaciona-se com o poder e a riqueza, ajuda na concentração, sendo uma ótima opção para locais de trabalho e de estudo.

O azul é indicado para quartos, bibliotecas, espaços de meditação e locais de estudo; simboliza tranquilidade e harmonia, fazendo referência à sabedoria e à intuição. Cada tonalidade de azul indica um estado, o azul claro relaciona-se com a espiritualidade, já o esverdeado com o desenvolvimento. O vermelho simboliza o elemento fogo, trazendo energia, vitalidade e paixão, indicado para ser usados apenas nos detalhes. O elemento ar é representado pela cor branca, transmite paz, pureza e espirutalidade, uma cor indicada para a cozinha, banheiro ou área de serviço, no entanto não é recomendável o excesso dessa cor nos ambientes, já que pode gerar ansiedade.

feng-shui-3

Distribuição dos móveis segundo o Feng Shui

Para começar a aplicar todas as técnicas e conceitos do Feng Shui é simples, pequenas alterações já podem trazer uma grande diferença. Vamos lá!

  • Iluminar a entrada principal: deixar um espaço aberto, sem muitos objetos para que a passagem esteja livre, assim como a entrada da luz. Pode ser decorado com espelhos ou esculturas, plantas ou outro objeto natural.
  • Decoração do banheiro com elementos naturais: além de manter a limpeza e deixar bem iluminado, é indicado ter objetos naturais como plantas porque ajudará na estabilização das vibrações.
  • Cuidados com a cozinha: símbolo de prosperidade, é necessário manter a limpeza e organização em dia, se decorada com alimentos atrai fartura.
  • reorganização das salas: a decoração com mesas, tapetes ou objetos de forma redonda são bem vindos nesse ambiente, plantas também podem ser utilizadas.
    Em qualquer dos casos e na dúvida lembre-se sempre da regrinha de que menos é mais.

Ordem, limpeza e bem-estar: o obejtivo do Feng Shui

Um dos principais pilares mais importantes dessa técnica é a ordem e a limpeza, não somente no que diz respeito ao assuntos cotidianos da nossa vida, como também da casa. Possuir o justo e necessário para se viver bem, nem mais, nem menos, esse é o preceito que promete colocar a casa em ordem. Aprender a desfazer do que não usamos ou não necessitamos mais é muito importante e essencial para manter a ordem e limpeza.

Uma boa higienização do nosso lar é importante também para evitar alergias, doenças, trazer conforto e bem-estar ao ambiente, além de demonstrar respeito por todos que aí convivem. O acúmulo de objetos desnecessários, paredes muito cheias de objetos pendurados cansa a vista e deixa o ambiente muito carregado, quanto mais simples, mais equilibrado e sereno estará o ambiente. Esse é um dos principais segredos de sucesso do Feng Shui.