Você tem um único estilo de liderança?

Encontramos muitos artigos e estudos que indicam quais são os perfis de lideranças que encontramos nas organizações e também fazendo sugestões de quais poderiam ser os melhores e piores estilos de liderar.

A questão é que geralmente trabalhamos com várias pessoas, de diversos estilos, com comportamentos bem peculiares e isso na verdade, é muito bom. Poder estar com pessoas de culturas diferentes e que tem pensamentos diferentes é excelente para nosso enriquecimento tanto cultural quanto desenvolvimento profissional.

Hoje recomendamos que os profissionais que exercem de alguma forma a liderança, utilizem a “Liderança Situacional”.

Nesta modalidade de gestão, o líder precisa ter a capacidade de identificar as singularidades de sua equipe e poderá agir de forma que atenda às expectativas dele. Então, possuir flexibilidade e sensibilidade são dois fatores essenciais para conseguir administrar sua equipe com sucesso, pois o líder deverá ter sensibilidade para conseguir compreender as características de sua equipe e ser flexível para se adaptar com as situações que vão surgir.

O líder situacional precisará conhecer cada pessoa de sua equipe, e saber lidar com as mais diversas situações.

A maneira de treinar e alinhar metas e resultados com um profissional sem experiência e que acaba de entrar no mercado de trabalho, deve ser diferente da maneira que o líder cobra e conduz os trabalhos de um profissional mais experiente que por este motivo, requer menos orientação e treinamento.

Neste modelo de gestão, o líder pode direcionar as tarefas de acordo com o perfil de cada funcionário de sua equipe, considerando suas aptidões e também suas limitações e dificuldades.

Para saber como deve ser o comportamento do líder, eu trouxe a tabela onde é possível verificar em qual nível se enquadra seu funcionário e como você agir para conseguir alcançar seus resultados.

E você conhece sua equipe? Como lida com eles? Compartilhe com a gente!

Escreva para reuniã[email protected] ou entre em contato por meio das redes sociais do portal A Confraria das Divas e deixe sua sugestão!

Beijos e boa semana!