Como montar um Home Office

Oi, oi pessoal!!

Quem aí trabalha em casa? Vocês têm um lugar, um ambiente, específico para trabalhar? E este espaço foi pensado ou modificado para tornar sua área de trabalho mais confortável e ajudar na produtividade?

Bom, para criar um ambiente de trabalho legal em casa temos que pensar em dois aspectos:

– Ambiente / Decoração / Organização

– Administração do tempo / Concentração / Planejamento (A Patrícia Maciel do blog Sala de Reuniões, aqui do portal, fala sobre estes assuntos neste post aqui.

Vem comigo que eu vou contar para vocês várias dicas de como transformar ou criar um home office que inspire produtividade e beleza!

A primeira dica importante e que vai interferir muito na qualidade do seu trabalho é: escolha um ambiente tranquilo e invista em uma área de trabalho sem distrações.

* Algumas destas distrações que desestimulam o trabalho podem ser: barulhos externos, temperatura muito elevada ou baixa, ficar vendo objetos/materiais que não condizem com o seu trabalho, bagunça sobre a mesa ou no mesmo ambiente, muitos elementos na mesa e decoração exagerada, cachorro correndo ou pedindo atenção, televisão ligada, campainha tocando, etc. Alguns probleminhas teremos que tolerar, agora outros podemos evitar e buscar soluções simples e com um pouco de investimento.

Ah! A escolha do ambiente está ligada ao tipo de trabalho à ser realizado no local, então comece definindo todas as atividades que envolvem o trabalho e faça uma lista dos materiais e equipamentos que serão utilizados. Esta etapa é o planejamento inicial, muito importante para a elaboração do home office, que torna possível a criação de um ambiente prático e que atenda ao máximo suas necessidades, e como consequência seu trabalho será muito mais produtivo e prazeroso.

Definido o ambiente e depois de limpar e tirar tudo que pode nos atrapalhar, vamos para as dicas de decoração!

Priorize a funcionalidade dos móveis, torne o espaço prático. Saiba o que você precisa guardar e qual a melhor forma para ter acesso aos materiais. O mobiliário de formato simples colabora para um ambiente calmo, sem muitas informações.

  1. Objetos de uso diário devem ficar mais pertos da gente;
  2. Objetos de pouco uso e arquivo morto podem ficar separados e em locais de difícil acesso;
  3. Nichos e prateleiras ajudam muito a separar os materiais, mas procure manter tudo em ordem. Invista em caixas organizadoras;
  4. Móveis com portas reduzem a quantidade de estímulos visuais (deixam o ambiente mais “limpo”), além de protegerem os objetos da poeira.
 Fonte: The Ultralinx

Fonte: The Ultralinx

 

Invista em peças organizadoras: organização é sinônimo de produtividade!

  1. Mantenha tudo o que precisa próximo do alcance da sua mão.
home-office-3

Fonte: PeltierInteriors

home-office-4

Fonte: Care.com

home-office-9

Fonte: Ale Garattoni

Ergonomia: a escolha da mesa e da cadeira adequadas para o tipo do seu trabalho e que estejam de acordo com o seu corpo, é fundamental para o aumento da produtividade e principalmente para preservar a sua saúde. Lembre-se, mobiliário ergonômico evita lesões e dores no corpo.

  1. Cadeira com ajuste de altura do assento e dos braços. Também cuide para que o encosto não fique muito para trás;
  2. Suporte / apoio para os pés. Quando estiver sentado, os pés devem ficar completamente apoiados no chão ou no suporte;
  3. Altura da mesa deve permitir que a cadeira se encaixe no vão embaixo;
  4. Ajuste a altura do monitor, conforme a sua altura. Uma solução ótima é fixar o monitor diretamente na parede, deixando a mesa mais livre.
 Fonte: Casa Abril

Fonte: Casa Abril

Valorize a iluminação natural e invista na iluminação artificial: áreas de trabalho pedem boa iluminação, cuidando sempre para dosar o excesso ou a falta de luz.

  1. Procure deixar a área de trabalho próxima à janela;
  2. Durante o dia aproveite ao máximo a iluminação natural, além de ser aconchegante a luz do sol nos mantem despertos, é uma forma de estímulo;
  3. Invista em cortinas para controlar a entrada de luz natural, muita luz também pode atrapalhar a visão.
home-office-10

Fonte: Comprando meu Apê

home-office-11

Fonte: Comprando meu Apê

 

  1. Para os dias de pouco sol e nos períodos noturnos, a iluminação artificial passa a ser a principal e deve ser bem distribuída no ambiente. Lembre-se de ter pontos de luz próximos a mesa, uma luminária de mesa direcionável é uma ótima solução.
home-office-8

Fonte: Casa de Valentina

home-office-2

Fonte: Live Journal

Decoração, o toque pessoal e personalizado: além de funcional o escritório deve ter a nossa cara.

  1. Muitas vezes o quarto de hóspedes é o local escolhido para ser o escritório, o que ajuda a criar uma área de trabalho mais aconchegante;
  2. Cuidar para que a decoração não fique exagerada não impede de explorar detalhes divertidos através dos objetos decorativos;
  3. Invista em pequenos vasos com plantas, perfeitos para trazer um toque de vida e cor. (As suculentas podem ser uma excelente opção para o seu home office, veja este post).

Reparem na imagem a seguir, o projeto de estilo industrial conta com vários objetos de design diferenciado: conjunto de mesinhas na frente do sofá, luminária de piso de madeira com cúpula estampada, mesinha vermelha que recebe vasos com plantas.

 

 Fonte: Beautiful Living Blog

Fonte: Beautiful Living Blog

Este segundo projeto, de estilo mais rústico, foi executado pela própria moradora. Ela quem montou o painel de madeira e prendeu a placa de madeira na mão francesa para criar a mesa. Instalou os kit de pequenas gavetas no painel e empilhou 2 gaveteiros embaixo da mesa. Todas as peças foram compradas em loja de material de construção.

 Fonte: Hadas y Cuscus

Fonte: Hadas y Cuscus

E que tal este projeto mais contemporâneo? O destaque fica por conta do painel feito de corda. Outra ideia bacana é a organização dos livros conforme a tonalidade das capas.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

  1. Procure colocar quadros decorativos distantes da área do computador, ou opte por imagens mais discretas, para que seu campo de visão não fique poluído. Na parede atrás do monitor vale deixar os recados e lembretes de tarefas, um calendário do mês onde possa anotar as tarefas diárias também é bem-vindo.
  2. A parede onde ficará a cama ou o sofá é perfeita para receber quadros, deixando a parede do computador exclusiva para os materiais de escritório.
Fonte: Arquiteta Juliana Pippi

Fonte: Arquiteta Juliana Pippi

Fonte: Casa de Valentina

Fonte: Casa de Valentina

Quantas inspirações!! Só dicas boas para vocês capricharem na decoração do home office!

Lembrem-se, ter um ambiente adequado e funcional é um dos aspectos para prosperar com o home office, então fiquem atentos as dicas da Patrícia Maciel, vocês irão entender melhor como a percepção e mudança de alguns dos nossos comportamentos podem ajuda a tornar o trabalho mais produtivo e prazeroso!

 

Vocês já sabem, qualquer dúvida ou sugestões deixem um recado aqui nos comentários ou mandem um e-mail para [email protected]

Até a próxima semana!!

Tags:,