7 passos para ter uma vida financeira sustentável em 2017

Diante da crise econômica, devemos organizar as finanças para contrair menos dívidas e ter um orçamento pessoal mais tranquilo em 2017

Planejamento e disciplina são as principais atitudes para quem quer conquistar essa estabilidade. Organização é o primeiro passo para um ano livre de dificuldades no orçamento. Com pequenas mudanças de hábito é possível se livrar das dívidas e equilibrar as finanças. Para isso, a especialista em educação financeira e consultora da empresa GC-5 Soluções Corporativas, Márcia Tolotti, elaborou 7 dicas simples que podem ajudar na tarefa de ter uma vida financeira bem resolvida:

1 – Trate suas finanças de modo profissional

Para organizar o orçamento pessoal em 2017, a regra básica é ter disciplina. Anote todos os seus gastos diários, sem exceção. Utilize uma planilha mensal de controle para ajudar e construa um plano de independência financeira. Segundo a consultora financeira, o ideal é guardar 10% dos seus rendimentos todo mês. Agora não dá? Comece com menos, o mais importante é a regularidade das suas ações.

2 – Saiba qual é a sua relação com o dinheiro

O que o dinheiro representa para você? Status? Poder? Liberdade? Segurança? Ao seguir as dicas de organização financeira, compreendendo o seu perfil de consumidor, você estará imune ao endividamento.

3 – Saiba qual é seu padrão de comportamento

Identifique quais são os momentos que fica mais inclinado ao consumo e se proteja da auto sabotagem.

4 – Tenha persistência

Se você decidiu não gastar, persista na sua decisão, por mais tentador que o apelo seja.

6209c0e29f7b549db545c354756699d7

5 – Considere o espaço físico

Para ajudar na economia, uma boa dica da especialista em finanças é considerar o espaço físico. Caso seja difícil encontrar lugar para aquele sapato ou objeto novo, a probabilidade de você estar adquirindo algo desnecessário é enorme.

6 – Saiba qual é preço da sua escolha

Márcia Tolotti comenta que vale fazer um cálculo de quantas horas você precisará trabalhar para aquele item novo e isso vale para tudo! Ou seja, acostume-se a pensar quantas horas da sua vida você irá trocar por algo que vai adquirir.

7 – Tenha uma vida rica

Ajuste os demais aspectos da sua vida. Conquiste amor, saúde, tranquilidade e o que mais puder para ter uma vida rica, saudável e com independência financeira.

 

Leia também