Compromisso com a diversidade no mercado dá ainda mais criatividade ao trabalho

Com contratações dirigidas a um público amplo, companhia torna-se local ideal para o ingresso de jovens profissionais no mercado de trabalho

Um dos maiores empregadores do país, o setor de atendimento ao consumidor precisa manter-se constantemente atualizado ao promover o contato entre consumidores, marcas e serviços. Para manter a eficiência dos serviços oferecidos, o segmento investe em treinamento constante e na diversidade de suas contratações. Por isso, além de ser uma das principais portas para a entrada no mercado formal de trabalho, o setor é também um dos mais inclusivos, com oportunidades para os mais diferentes públicos.

Na Liq, inclusão e diversidade integram o DNA da empresa, ressaltando seu compromisso com um ambiente corporativo plural. “Essa característica tem proporcionado a entrega de soluções cada vez mais criativas, além de assertividade nas respostas oferecidas aos nossos clientes”, diz Marcelo Chianello, diretor executivo de Negócios e Marketing da Liq. “Nossa atuação all-line, em todos os níveis, ganha muito com a diversidade de perfis capazes de entender às diferentes necessidades dos clientes”, afirma. A empresa tem mais de 40 mil colaboradores e 45% de sua liderança é composta por mulheres. Só no Comitê Diretivo da empresa, 40% das cadeiras são ocupadas por mulheres.

Outro público que tem encontrado portas abertas na Liq é composto por colaboradores acima dos 50 anos. Hoje, são mais de 1,4 mil funcionários nessa faixa etária, como Eni Aparecida de Araújo, que está há três anos na empresa. Ela mostra que o comprometimento é essencial em qualquer idade. “Fiquei apaixonada pela Liq assim que cheguei. Adoro o que faço e meus clientes estão em primeiro lugar” afirma. Já aposentada, ela conta que buscou muitas vagas pela internet, mas não passava nas entrevistas por conta da idade, até aparecer a oportunidade na Liq. “Sempre tinha uma ‘desculpa’ para eu não ocupar o cargo, mesmo assim, não desisti e continuei a procurar. A Liq me proporcionou a oportunidade de trabalhar independente da idade e isso é um diferencial positivo da empresa, além de trabalhar em um ambiente agradável.”

O respeito ao indivíduo é outra premissa levada em consideração pela Liq ao recrutar funcionários, o que pode ser comprovado ao se observar a trajetória e o compromisso de pessoas trans na companhia. Funcionário da Liq, Alecsander Queiroz destaca que sua experiência dentro da companhia foi acolhedora. “Sempre sou tratado conforme minha identidade transmasculina em ambiente corporativo, no qual as relações interpessoais são colaborativas e baseadas no respeito mútuo”, destaca.

Há pouco mais de dois meses, Queiroz foi contratado pela Liq, na unidade de João Pessoa, para seu primeiro emprego. Ele conta que distribuiu currículos em algumas empresas e sempre ficava aguardando o contato. Ele relata também que nas companhias em que chegou a realizar entrevistas, era informado que não havia passado no processo seletivo, mas que deixariam o contato no banco de currículos. Por meio do Programa Transcidadania, promovido pela Coordenadoria de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) – projeto que a Liq firmou parceria em 2016 –  o jovem conquistou o emprego.

“Com a inclusão de pessoas trans, um dos principais benefícios trazidos é a implementação da cultura do respeito. Afinal, uma companhia diversa e inclusiva proporciona experiências mais cativantes”, afirma Andrei Passig, diretor de Recursos Humanos da Liq.

Além de ser uma importante porta de entrada para o trabalho formal, muitos funcionários da Liq apostam em uma carreira sólida na companhia. Mais de 6 mil colaboradores estão na empresa há mais de cinco anos, por exemplo. “Temos percebido no decorrer dos anos que um grande número de colaboradores que opta por trilhar uma carreira aqui dentro. Um reflexo disso é o número de funcionários que atuam na empresa há mais de cinco, dez ou quinze anos, o que reforça a importância das ações de desenvolvimento e a cultura da empresa em valorizar os colaboradores”, enfatiza o diretor de Recursos Humanos.

Para promover uma convivência ainda melhor para a empresa e colaboradores, o executivo explica que a Liq tem se comprometido com o aprimoramento constante de pessoal, o que tem trazido soluções cada vez mais criativas para o dia a dia. “A nossa busca é por constante aprimoramento, com pessoas que tragam novos pensamentos, vivências e maneira de pensar”, finaliza Passig.

Leia também