Comece o ano de casa nova: 8 dicas para não ter dor de cabeça na mudança

Ano novo, vida nova. Quem não gosta? Só que o processo de mudança pode ser muitas vezes complexo e cheio de detalhes, tornando a magia deste momento em um alto estresse.

Ano novo, vida nova. Quem não gosta? Só que o processo de mudança pode ser muitas vezes complexo e cheio de detalhes, tornando a magia deste momento em um alto estresse. Pensando nisso, as parceiras MetroFit (empresa especializada em guardar móveis) e Kiiro – Organiza e Simplifica (especialista na organização de casas, empresas e mudanças) fizeram um check list para tornar este processo simples e tranquilo. Confira:

1 – Comece com antecedência

Com a data da mudança definida, é hora de adaptar sua rotina e separar horas para selecionar, empacotar, encaixotar todos os bens que serão levados para a casa nova. Começando com antecedência, é possível aproveitar o tempo para separar os objetos por cômodos ou similaridades – criando uma lógica para armazenar nas caixas todos os itens que serão levados. “Esse processo facilita, e muito, quando todos os itens chegarem na casa nova, pois as caixas poderão ser direcionadas para os respectivos cômodos ou a partir dos itens similares”, afirma Talita Melo, fundadora da Kiiro.

Aproveite o momento de organização e faça uma limpeza geral em tudo que não é mais utilizado. Comece separando tudo que pode ser reciclado, como documentos antigos e itens de plástico. Depois, tudo que pode ser doado, como livros, itens pessoais, etc.

2 – Deixe tudo à mão

Tenha tudo que você vai precisar à mão: caixas de papelão, jornais velhos, plástico bolha, fitas adesivas, tesouras. Enfim, reúna tudo que for necessário para fazer o empacotamento dos seus objetos. “Não se esqueça de usar as caixas corretas para cada item: as menores são ideias para guardar itens mais pesados. As grandes devem ser usadas para itens leves”, ressalta Talita.

3 – Encaixote o que não será mais usado

Após selecionar o que vai ser reciclado e doado, separe tudo que não vai ser usado em curto prazo, como roupas de estações diferentes, brinquedos antigos, objetos de decoração, livros e faça a organização das caixas também por esta lógica, que vai ajudar a desempacotar primeiro o que for mais importante para uso imediato. Talita dá outra dica: “evite usar sacos de lixo ou sacolas plásticas para seus pertences, pois elas amassam, rasgam e podem ainda mofar seus bens por falta de ventilação”.

4 – Etiquete suas caixas para ganhar tempo

Coloque etiquetas ou marcadores nas caixas para facilitar sua vida quando chegar na casa nova. As caixas devem conter: a qual cômodo se destina, o que contêm e qual lado deve ficar para cima, indicado com uma seta. Se necessário, escreva “frágil” para sinalizar que existem itens delicados.

5 – Eletrodomésticos

Retire todas as partes removíveis e utilize fita adesiva ou cordas para fixar as partes que podem se soltar. Televisões de tela fina devem ser embaladas com cautela e, caso não tenha a embalagem original do equipamento, use papel bolha ou mantas para proteger as telas.

6 – Atualize seu endereço

Alguns dias antes da mudança, entre em contato com as companhias responsáveis pelos serviços de internet, celular, TV a cabo, bancos, entre outros, e informe a transferência de endereço.

7 – Saída

Chegado o momento de dar adeus à casa antiga, faça uma vistoria por todos os cômodos para se certificar que nada foi deixado para trás. Não se esqueça de desligar a energia do quadro geral, de fechar os registros de água e de gás, além de trancar todas as portas e janelas.

8 – Faltou espaço ou a obra atrasou na casa nova?

Se, durante o período da mudança ou ao chegar na casa nova, você perceber que nem todos seus bens vão ter espaço ali ou que a reforma vai ultrapassar o prazo prometido, não se desespere. A MetroFit tem a solução ideal para você: alugue um box individual, do tamanho da sua necessidade e armazene seus pertences com segurança e pelo tempo que for preciso. Assim, você ganha espaço para organizar a casa nova e para guardar seus bens com tranquilidade.

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