Contornando a crise: azulejos pintados

Em tempos de crise, pintar o azulejo é a solução ideal para renovar os ambientes. Quando a grana está curta, a pintura se torna uma ótima opção.

Em tempos de crise, muita gente tem evitado fazer reforma, mas pode ser fácil renovar a cozinha ou a lavandaria de forma barata, somente pintando os azulejos antigos para dar uma repaginada no ambiente. Confira o passo a passo para os pintores ou para quem quer fazer a pintura em casa. O mais legal é que depois de pintar, o ambiente poderá ser limpo facilmente.

Antes de iniciar a pintura, limpe o azulejo ou a cerâmica com água e detergente neutro, eliminando a sujeira, a gordura e o mofo. Depois de 24 horas, pegue massa acrílica e faça pequenas correções nos rejuntes. Dependendo da temperatura do dia, espere secar entre 24 e 48 horas. Depois, com a lixa própria para alvenaria, faça os ajustes finais, e com um pano seco retire todo o pó.

Nos locais de contato com a umidade, próximos à pia e ao chão, por exemplo, inicie a pintura com um promovedor de aderência. Siga as recomendações da embalagem, e na sequência, prepare a tinta . Dê a primeira demão, aguarde a secagem completa, aplique a segunda demão e pronto.

Para o excelente resultado da aplicação é muito importante que a cerâmica e o rejunte estejam em perfeito estado, ou seja, inteiros, do contrário, a tinta não terá a aderência necessária. Para decorar o azulejo, escolha um estêncil e com outra cor, preencha com a tinta.

Leia também