Tendência: plantas na decoração do banheiro

Deixar o espaço mais bonito, com um astral agradável e ainda purificar o ar, são alguns dos benefícios que o uso do”verde” no banheiro pode proporcionar

Engana-se quem pensa que as plantas e flores precisam ficar restritas a jardins e ambientes sociais da casa. Elas podem ser utilizadas em todos os cômodos, principalmente no banheiro, devido a umidade do local, auxiliando em um espaço agradável, relaxante e cheio de energias positivas. De olho nesta tendência, a Doka Bath Works, empresa especializada em banheiras, cubas, móveis e acessórios para salas de banho de alto padrão, preparou diversas dicas de como e quais plantas usar em salas de banho e quais os benefícios que cada espécie traz para o corpo e ambiente.

Decoração aliada a Saúde

Para adquirir um visual leve e sofisticado ao utilizar plantas na decoração do banheiro, é preciso saber colocá-las em locais estratégicos e em quantidade adequada. O ideal é que o cômodo possua um pouco de iluminação natural e seja arejado o suficiente para que a plantinha não morra rapidamente. Colocar vasos perto de janelas, em cima da pia ou apoiados em tombolos de banheiras, podem ser boas ideais para harmonizar o ambiente e dar mais vida ao local, sem deixar o cômodo com um aspecto pesado, e nem prejudicar o desenvolvimento da planta.

Além disso, plantas perto de banheiras e duchas, podem ser muito benéficas ao corpo, isso porque, diversas espécies liberam um aroma ao entrar em contato com o vapor da água quente, o que ajuda a combater diversos sintomas de nervosismo, como o estresse. Porém, ao escolher a espécie é preciso tomar cuidado, pois nem todas se adaptam a temperaturas altas e oscilação frequente de temperatura.

Segundo a arquiteta parceira da Doka, Bianca Prior, do escritório de arquitetura RBP Arquitetura e Interiores, trazer a natureza para dentro de casa é essencial, o segredo está em saber usar o verde nos ambientes, principalmente no banheiro. “Eu procuro incluir plantas e flores em todos os meus projetos, principalmente dentro do banheiro. Nas salas de banho, independente se o ambiente for pequeno, médio ou grande, é preciso ter moderação. O ideal é aplicar as plantas nos detalhes, como em pequenos vasos dentro da área do box, ao lado da cuba ou em apenas um vaso maior de chão. Já para a banheira, o ideal é colocar pequenos vasos ao redor da peça ou em cima de tombolos, normalmente usados para taças e livros“, explica.

Conheça algumas plantas e seus respectivos benefícios

Palmeira Ráfia: Ótima filtradora de amônia, componente presente em materiais de limpeza, tecidos e tintas para cabelo, a Palmeira Ráfia é ideal para banheiros por purificar o ar de produtos que, muitas vezes, ficam neste ambiente. De origem chinesa, a planta se adapta à ambientes de baixa luminosidade e não necessita de muita água.

Hera Inglesa: Outra espécie excelente para purificar o ar, a Hera Inglesa filtra formaldeídos e reduz partículas fecais que ficam no ar. Por ser uma planta de chão, o ideal é ser plantada em vasos perto da janela à meia sombra.

Samambaia: Umidificadora natural do ar, as samambaias são ideais para o verão e banheiros menores e com pouca entrada de luz e ar. São capazes de remover diversos poluentes como benzeno, formaldeído, xileno e arsênio, que são prejudiciais à saúde.

Capim-limão: Encontrado praticamente em todo território brasileiro, o capim-limão libera um aroma que auxilia no combate do nervosismo, cólicas, resfriados e gripes, ajudando principalmente as pessoas que possuem problemas respiratórios.

Eucalipto: Uma das plantas mais poderosas para auxiliar na saúde, o eucalipto libera um aroma balsâmico de suas folhas, aliviando o estresse, já que possui efeito calmante. A planta é indicada no tratamento de doenças do sistema respiratórios, como gripe, bronquite e asma, ideal para ser usada durante o banho. O eucalipto também ajuda na cicatrização de feridas e doenças de pele, além de estimular e limpar a mente.

 

Leia também