5 esportes olímpicos que qualquer pessoa pode fazer

Especialista em medicina esportiva fala sobre modalidades olímpicas que podem ser feitas por todos

Faltam poucos dias para o início dos jogos olímpicos e a expectativa para o evento é grande, afinal atletas do mundo inteiro estarão reunidos em nosso país.

Nas Olímpiadas do Rio, serão 42 modalidades em 28 esportes. Alguns desses esportes são bastante acessíveis para serem praticados e, além de divertidos, são ótimos para a saúde.

O médico Rodrigo Freitas, especialista em medicina esportiva, indica algumas modalidades que podem ser feitas, sem precisar ser um atleta olímpico:

Ciclismo

ciclismo

“Pedalar trás muitos benefícios para a saúde: alivia o estresse, emagrece, melhora o sono, reduz o colesterol e melhora a respiração”, afirma o médico.  Além disso, ajuda o planeta, evitando o aquecimento global.

Basquete

basquete

Este é um esporte que tem benefícios para o corpo e para o coração. Segundo Rodrigo, ele é completo porque trabalha os músculos inferiores através da corrida e os superiores através dos movimentos dos braços nos arremessos, trabalhando também aspectos como concentração e reflexo.

 Atletismo

atletismo

Apesar de ter diversas modalidades nos jogos olímpicos, a mais popular é a corrida. “A corrida é um dos esportes mais saudáveis que existe e um dos mais indicados para quem deseja perder peso e tonificar os músculos”afirma o médico, lembrando que deve-se consultar um especialista antes de iniciar a prática, pois ele indicará a frequência correta de acordo com suas necessidades e sem sobrecarregar o corpo.

Boxe

boxe

O especialista explica que ele é indicado tanto para quem quer perder peso, quanto para quem deseja ganhar massa muscular, pois devido aos muitos movimentos diferentes que tem, queima bastantes calorias. Contando também com o fato de ser ótimo na defesa pessoal e um excelente esporte cardiovascular.

 Natação

natação

Assim como a corrida, a natação é extremamente saudável e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde crianças até os idosos. “É uma atividade que gasta bastante energia, queimando calorias. Ela também ajuda a corrigir a postura, desenvolver músculos e a melhorar a respiração”, finaliza.

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