A importância da prática da atividade física no inverno

Que existem inúmeros benefícios na realização de atividade física, não é segredo para ninguém. Porém a conscientização da sua grande importância ainda é algo não compreendido por muitas pessoas. É preciso entender seu próprio corpo, seja do aspecto saúde (diminuição de hipertensão, colesterol alto e doenças adquiridas devido à maus hábitos alimentares), quanto no aspecto estético.

Sempre que a estação mais fria do ano chega, a vontade de exercitar-se some. Para que isso não aconteça, a prática de “mexer-se” tem de ser regular, para que nos próximos meses não aconteça uma busca incessante pelo peso ideal.

Atividade física para o controle do peso ou para manter-se saudável? A regularidade em manter-se ativo tem muitos benefícios, entre eles, uma melhor qualidade de vida e bem-estar, entre tantos outros.

coldsports6

O que a maioria das pessoas não sabe é que deixando de exercitar-se no inverno, elas estão desperdiçando a melhor época do ano quando nos referimos ao emagrecimento. Nesta estação as temperaturas diminuem e para que o corpo mantenha-se aquecido há um aumento no gasto de energia, o que  consequentemente faz com que sentimos mais fome e a necessidade de ingerir alimentos mais calóricos. Isso é uma resposta ao corpo do metabolismo para aumentar a temperatura e protegê-lo. Uma vantagem de todo esse processo metabólico seria usar esse gasto energético extra a seu favor, seguindo uma dieta equilibrada e mantendo os exercícios físicos para a redução do percentual de gordura.

Os benefícios vão muito além de um corpo em forma, eles também aparecem no comportamento do indivíduo.

Quando nos exercitamos, nosso corpo libera substâncias que promovem sensação de bem-estar, ajudando no tratamento de doenças psicossomáticas, como a depressão. A endorfina é uma substância responsável pela melhora do comportamento introvertido existente em algumas pessoas. Entretanto só percebe os benefícios do exercício, com a prática regular, pois segundo estudos, a endorfina somente é liberada pelo organismo de 24 a 48 horas após o treino.

A ciência explica que indivíduos que se propõe a exercitar-se ao menos 150 minutos por semana, dormem melhor e ficam mais ativas durante o dia. É importante nos atermos a não realizar nenhuma atividade física duas horas  antes de dormir, devido à liberação de hormônios como a adrenalina que te deixarão mais ativos.

Existem várias atividades que podem fazer com que você seja menos sedentário e que faça ter uma regularidade nas aulas, no período ou durante seu tempo livre proposto. O que não podemos é nos acomodar e curtir só a parte menos difícil da estação do frio. Independente do período do ano realize uma atividade que seja prazerosa. Assim, ficará mais fácil atingir seus objetivos, sejam eles quais forem.

Por Fabieli Stabelini – Educadora Física e especialista em Pilates.

Leia também