Mais que estética: meias de compressão na corrida

Saiba como o item auxilia na prevenção de lesões e melhora o desempenho dos atletas.

Um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil é a corrida. Estima-se que existam cerca de 6 milhões de corredores que se dedicam à modalidade no país. E esse número cresce a cada ano. E com o crescimento da modalidade aumenta a procura por itens que facilitem a prática esportiva. Quem já participou ou observou alguma prova das chamas “corridas de rua” deve ter se deparado com pessoas que utilizam uma espécie de “meião”, que na realidade são as meias de compressão. O que em um primeiro momento pode parecer apenas um acessório para embelezar o corredor, na verdade é um item que visa melhorar o desempenho esportivo.

IMG_0127

Imagem: Divulgação assessoria.

Segundo o Dr. Gustavo Solano, Cirurgião Vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, além de proporcionarem conforto durante o exercício físico, promovem a recuperação da musculatura após o esforço de uma prova ou treino, minimizando as dores musculares. “A utilização de meias de compressão na prática esportiva diminui a vibração muscular e otimiza a coordenação durante o exercício físico, promovendo a eficácia do movimento”, explica.

Além de otimizar o desempenho esportivo, as meias de compressão podem auxiliar no tratamento de doenças veno-linfáticas. “As meias de compressão melhoram o retorno do sangue venoso e aumentam o fluxo de oxigênio ao tecido muscular”, conta o especialista.

A Sigvaris, marca que comercializa as meias de compressão, se propõe a oferecer um produto que atua como um músculo extra, apertando suavemente as paredes das veias, melhorando a circulação. Segundo especificações das meias Sigvaris, o item ajuda a combater a estase venosa e faz o sangue circular de volta para o coração de forma mais eficiente. Assim há uma melhora das condições de oxigenação e nutrientes para os músculos.

Mais informações: http://www.sigvaris.com/br

Leia também