Por que sentimos mais fome no frio? Especialistas respondem

Especialistas explicam quais os fatores que nos fazem comer mais nas baixas temperaturas

Já reparou que quando chega o frio sentimos mais fome e vontade de comer alimentos mais calóricos? Para entender o motivo do nosso corpo agir dessa forma, pedimos ajuda de especialistas, que além de explicar o porquê, dão dicas para manter a boa forma na estação mais gelada do ano.

inverno02

A nutricionista Vanessa Gama, da Clínica Benesse explica o fenômeno. “No frio, o nosso organismo tem um esforço maior para manter a temperatura corporal estável, por isso há um gasto calórico bem maior. O aumento da fome é o corpo pedindo mais energia e em resposta a isso, ingerimos alimentos mais calóricos. Além disso, durante o período, a vontade de comer alimentos crus e frios como saladas e frutas diminui”, diz.

Já a nutricionista Jaqueline Araújo, do Ateliê do Olhar, comenta como nosso cérebro reage ao frio em relação a nossa fome. “Nesta época, a produção de serotonina – neurotransmissor que promove a sensação de saciedade – diminui principalmente em pessoas que não gostam ou não se sentem confortáveis com as baixas temperaturas e por isso, muitos acabam tentando suprir essa sensação na comida”, ressalta.

alimentatia_iarna_90647800

As especialistas dão cinco dicas para quem quer manter a boa forma e principalmente a saúde no inverno e em todas as estações do ano. Confira:

  • Consuma mais proteínas, pois elas demoram mais para serem metabolizadas e processadas pelo organismo, por isso, aumentam a sensação de saciedade.
  • Prefira fazer sopas com legumes que não sejam de cor amarela, como a batata, por exemplo.
  • Aumente o consumo de chás, que além de esquentar o corpo, prologam sensação de bem estar e prazer;
  • Prefira as frutas que são ricas em vitamina C como: morango, tangerina, laranja e maracujá;
  • Se quiser aproveitar o friozinho para preparar um delicioso fondue, utilize carnes cozidas ao invés de fritas, use queijos magros e claros e troque o pão comum pela versão integral. Se optar pela versão doce, prefira chocolate em pó 70% cacau e utilize o leite condensado light.

Leia também