Salada no pote: opção para uma alimentação saudável

Além de ser uma refeição prática, combinações de saladas no pote são funcionais para o corpo.

 

As saladas no pote vem ganhando espaço na dieta de quem não quer abrir mão da alimentação saudável, mas não tem tempo para fazer a feira e preparar sua própria comida fit. Gabriela Pugliesi, por exemplo, musa quando o assunto é fitness, comumente posta em seu snapchat suas refeições compostas por saladinhas “no vidro”.

Mas a ideia é relativamente nova no Brasil. Camilla Fant, dona da empresa carioca “Pote Verde”, conta que a inspiração para trazer o produto para o Brasil surgiu depois de uma viagem aos EUA. “Foi a primeira vez que vi produtos acondicionados em potes de vidro. Voltei de viagem e na bagagem trouxe a ideia e a vontade de fazer no Brasil algo parecido, ou seja, oferecer um produto prático, saudável e gostoso com alimentos frescos e selecionados, de boa qualidade e procedência”, explica.

IMG_5242

Foto: Divulgação

Mesmo sendo uma novidade, o produto tem tido boa aceitação. Camila,  que antes de abrir a Pote Verde – em julho de 2014 – trabalhava como gerente comercial na área de Petróleo, começou vendendo apenas pelo Facebook, e hoje já comercializa as refeições em diversos pontos de venda, como academias, lojas de produtos naturais, centros de estética e cafés na cidade do Rio de Janeiro e também com delivery para diversos bairros.

Mas para “chegar lá”, a empresária, que tem 31 anos, contou com o apoio da família e dos amigos. “Ser empreendedor é como ter um filho, o negócio demanda muito da sua atenção, tudo depende apenas de você e o resultado varia de acordo com o tempo destinado para cada tarefa! Os amigos e a família são essenciais, principalmente  no início, eles ajudam a pensar, a criar estratégias, dão ideias e até colocam a mão na massa! Todo mundo  abraçou a causa porque acredita  muito e esse apoio faz toda diferença”, comenta.

Foto Camilla4

Camilla Fant teve a ideia da salada no pote depois de uma viagem aos EUA. Foto: Divulgação

A empresa de Camilla oferece quatro combinações de saladas fixas e semanalmente  um “Pote Convidado” elaborado por nutricionistas e profissionais da área. Cada pote cumpre uma função para o organismo.

Para quem não é do Rio de Janeiro, fica a inspiração dos sabores oferecidos, assim como os benefícios de cada combinação:

 

Pote Funcional – Mix de folhas, grão de bico, brócolis americano, cenoura crua, cebola roxa, milho, cogumelo champignon, semente de chia, frango refogado e molho de limão, azeite e alho.

Alimentos considerados promotores de saúde e são associados a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.  O alimento funcional é aquele que produz efeitos metabólicos e benéficos à saúde.

Pote Frutado – Mix de folhas, cenoura crua, abacaxi, manga, fruta da estação, passas, ovo cozido, peito de peru, castanha do caju e linhaça dourada.

Alimentos que fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, etc.), diferentes fibras alimentares e compostos protetores (flavenóides) que ajudam a regular o organismo.

Pote Detox – Mix de Folhas, feijão branco, pepino, tomate, ervilha, gergelim torrado, semente de girassol, atum, ervas frescas e molho de gengibre.

Alimentos que regulam o funcionamento do intestino, eliminam a retenção de agua e promovem a saciedade após as refeições.

No processo de desintoxicação eles ajudam a eliminar as toxinas.

Pote Força – Mix de Folhas, batata doce, feijão fradinho, couve flor, milho, azeitona verde, linhaça, queijo branco, ervas frescas e molho de mostarda Dijon.

Alimentos que proporcionam energia com carboidratos saudáveis, ajudam a controlar a diabetes devido ao baixo índice glicêmico e fortalecer o sistema imunológico por ter boa quantidade de vitamina A.

Cada pote vem acompanhado de um molho e tem durabilidade de 5 dias na geladeira, pois a difusão do oxigênio dentro do vidro é baixa, preservando o sabor, a cor e, principalmente, o frescor e os nutrientes da salada.

Pote Verde - Divulgação - média

Foto: Divulgação

Para quem é do Rio de Janeiro, os pedidos podem ser feitos com um dia de antecedência pelo site www.poteverde.com.br e a entrega do produto é realizada entre 10h até às 18h.

___

Aprenda a fazer sua salada no pote:

Praticidade e saúde: as vantagens da salada no pote

Leia também