Crianças podem ajudar nas tarefas domésticas?

Foto postada por mãe em grupo no Facebook em que o filho de oito anos lava a louça repercute. Especialistas falam sobre a importância das crianças ajudarem em pequenas tarefas em casa.

Uma foto postada e a polêmica lançada:

menino

Na legenda, Julyane Baptista, a mãe, escreveu: “Gente, aqui em casa é assim. Meu filhote lindo me ajuda nas tarefas. (Obs) HOMENS, SIGAM ESSE EXEMPLO”.

A postagem foi feita em um grupo fechado do Facebook formado por quase 120 mil mulheres. O que era para ser apenas uma foto banal, da rotina da família, tornou-se alvo de críticas e elogios! Em poucas horas milhares de curtidas, centenas de comentários, alguns de apoio outros questionando a exposição do menino de oito anos.

Julyane tem 24 anos, mora no bairro Santa Cândida e também é mãe de uma menina de três anos. Ela, que que cuida sozinha dos dois filhos, gravou um vídeo para expor sua opinião sobre a repercussão do caso. “Estaria fazendo algo errado se postasse algo ridículo, como meu filho dançando funk ou qualquer outra besteira”, e acrescenta: “…desde pequenos ensino a eles (os filhos) que, levantou? Tem que escovar os dentes! Tem que tomar café e ajudar a mãe! ”, explica comentando que o garoto não estava fazendo nada de perigoso como mexer com óleo quente.

Assista ao vídeo:

 

Mas afinal, os filhos devem ajudar em casa?

Segundo a  pedagoga Débora Aline Alves de Almeida, Coordenadora Pedagógica de uma das unidades do Colégio Milenium, de São José dos Pinhais, as crianças devem sim ajudar para, dessa forma, entenderem que são parte integrante do lar. “A realização dos afazeres domésticos ensina a criança a valorizar o esforço que os pais e irmãos fazem por ela. Mesmo que sejam tarefas leves precisam ser ensinadas como: recolher brinquedos, organizar o quarto, arrumar a cama, tirar  o pó, entre outras tarefas. É preciso explicar as crianças porque ajudar em casa é importante para si e para a família”, explica a especialista.

Father and child washing dishes

Para Débora, a partir dos dois anos as crianças já podem auxiliar em pequenas tarefas, embora atrapalhem às vezes. “É preciso ter paciência! Dependendo da idade a mãe vai determinando o que acha que o filho ou filha consegue fazer sem extrapolar seus limites”, explica.

Porém, é muito importante frisar que nem todas as tarefas são indicadas para as crianças! ” Depende muito da mãe avaliar os riscos, mas o ideal é que, mesmo que um pouco maiores, não mexam no fogão, com ferro de passar roupas e com coisas perigosas e produtos tóxicos. Demais atividades podem ser feitas sempre com uma supervisão para que as crianças não venham a se machucar”, finaliza Debora.

Veja algumas tarefas que podem ser executadas de acordo com a idade da criança:

tabela

Depois de ter mais de mil novos pedidos de amizade com a repercussão do caso, ela criou uma fanpage (clique aqui) para poder falar mais sobre o assunto.

quando-incluir-as-criancas-nas-tarefas-55-1005

E se fosse uma menina?

Se a foto postada fosse de uma menina lavando a louça a repercussão seria a mesma? Para a Cientista Social Laura Budel, não! “Se fosse uma menina não teriam críticas para a mãe dizendo que a criança poderia sofrer buillyng por ser exposta fazendo trabalho doméstico”, comenta.

A especialista explica que isso acontece porque vivemos em uma sociedade patriarcal  que desde muito cedo constrói papéis de gênero. “Desde muito cedo recebemos a informação de que cabe à mulher fazer as tarefas de casa, enquanto o homem deve sair para trabalhar e é o provedor do lar. Isso se inicia na primeira infância, quando ao irmos a uma loja de brinquedos, por exemplo, encontramos para as meninas, além de bonecas e princesas, brinquedos relacionados aos trabalhos domésticas como ferrinho de passar roupa, panelinhas e vassourinhas. Já os meninos podem escolher ser o pequeno engenheiro, médico ou super-herói”, explica Laura, que é fundadora da projeto Elas Também, uma iniciativa  dedicada ao compartilhamento de histórias de mulheres inspiradoras.

Mas a Cientista Social também observa que há uma grande mudança na estrutura familiar dos dias de hoje e que isso reflete positivamente no papel do homem em casa. ” O mundo está mudando, na maioria das famílias brasileiras o pai e a mãe trabalham fora, ou até mesmo existem lares comandados só por mulheres. Com as mulheres passando mais tempo fora de casa, os maridos precisam ajudar, porém muitas vezes precisam primeiro aprender a como lidar com as tarefas domésticas, pois não foram ensinados a isso!”, e, por isso, a especialista elogia a postura de Julyane. “Os meninos precisam aprender a ajudar, a mãe está correta! Além de se tornar uma criança mais responsável, sem dúvidas, no futuro esse menino será um homem que saberá respeitar as mulheres”, finaliza.

Para mais informações sobre o Elas Também clique aqui.

Leia também