Aprenda a fazer um petit verres para sua festa de Halloween

A data vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Docinho de abóbora é fácil de fazer e fica lindo como decoração.

No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween. Muito comemorado nos Estados Unidos, a data – repleta de símbolos que remetem aos mortos, como caveiras e  fantasmas – vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

O surgimento da data festiva tem mais de 2500 anos. Foi o povo Celta, originário da Irlanda, que deu início às celebrações, pois acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para espantar esses fantasmas, eles colocavam nas casas objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, entre outros. Quanto mais assustadora a decoração da casa, mais longe os maus espíritos ficariam.

decorar-casa-halloween-8

O objetivo do povo Celta era deixar a casa assustadora para afastar os maus espíritos. Foto: reprodução internet.

O uso das abóboras na data foi, na verdade, uma adaptação. Originalmente acendiam-se velas dentro de nabos para afastar maus espíritos. Quando os irlandeses chegaram à América, teriam percebido que as abóboras eram mais abundantes por lá e passaram a usá-las no lugar dos nabos.

decor-halloween-12

Para fazer uma lanterna de abóbora, basta limpar, riscar e cortar o desenho com uma faca pequena. Fotos: Shelterness.

Desde então, as abóboras são marcas registradas do Halloween nas mais variadas formas possíveis: cortadas com caretas assustadoras, em bandeirinhas feitas de papel, como referências decorativas e comestíveis.

07-halloween-ideias-blogs

Abóbora como referência: lanternas feitas em potes de geleia revestido com papel laranja e carinha assustadora. Foto: Orange Design

A Louzieh Doces, por exemplo, fez uma linha especial para a data.  As delícias estão disponíveis nos seguintes sabores: brigadeiro preto, abóbora com coco e pitanguinha. A unidade custa R$3,50 e a quantidade mínima para encomenda é de 20 unidades. A entrega é feita em todo o território brasileiro e a taxa varia de acordo com a região.

Linha Halloween 3_Louzieh Doces (2)

Linha Halloween da Louzieh Doces. Foto: Divulgação.

Mas para aquelas Divas que querem “botar a mão na massa” e fazer seu próprio quitute de abóbora para o Hallowen, a doceira Louzier Lessa, que comanda a Louzieh Doces, ensina a receita de um delicioso petit verres,  que pode ser usado na decoração da festa.

Petit Verre de Abóbora com Coco (Aszmann)

Petit Verre de abóbora com coco, um doce que tem tudo a ver com a data, é fácil de fazer e delicioso. Foto: Aszmann

Confira a receita:

Petit Verre de Abóbora com Coco e Amêndoas

Ingredientes:

1 kg de abóbora descascada

500g de açúcar

1 coco ralado na hora

200g de amêndoas

Cravo a gosto

Preparo:

Coloque na panela de pressão a abóbora descascada e picada em pedaços pequenos com metade do açúcar. Após ferver, esperar 5 minutos e desligar o fogo. Deixar tampado até o dia seguinte.

No dia seguinte, acrescentar à panela o coco ralado na hora, com as amêndoas torradas e trituradas, o restante do açúcar e os cravos.

Mexer bem para ficar na textura de um doce de compota.

Coloque em copinhos ou outro recipiente que preferir e decore com coco.

Louzieh Doces: www.louziehdoces.com.br

Leia também