Para o Réveillon:Terrine de Ricota e Salmão Defumado

Para quem busca opções diferenciadas para a ceia de Ano Novo, uma boa escolha é a Terrine. O prato, de origem francesa do final do século 18,  era exclusividade dos nobres e tinha em seu preparo fígado de aves temperado com vinho. Com a Revolução Francesa o prato se disseminou e foram criadas diversas versões de seu preparo com inúmeros ingredientes. O nome deriva do francês Terroir (terra), uma referência ao barro, material original usado na confecção dos potes que acomodavam a preparação. Os ingredientes usados são moídos ou processados e podem compor o prato de forma combinada (carne bovina, com suína, por exemplo), ou única (somente ave, por exemplo). Também é possível incrementar a terrine com peixes, frutos do mar e até com legumes.

Se no país europeu, nos dias de hoje, a terrine é apreciada em qualquer refeição – inclusive no café da manhã – aqui no Brasil ela costuma ser servida como entrada em ocasiões especiais como as festas de final de ano. Veja essa receita saborosa de Terrine de Ricota e Salmão Defumado para seu Réveillon:

Terrine_divulgação

Rendimento

12 porções

 

Tempo de Preparo

20 minutos

 

Ingredientes

– 3 claras

– ½ colher (chá) de sal (2 g)

– 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12 g)

– 1 embalagem de Creme de Ricota Light Tirolez (250 g)

– 1 maço de cebolinha picada (15 g)

– ½ xícara (chá) de amêndoas em lâminas torradas

– Pimenta-do-reino e noz-moscada raladas na hora

– 180 g de salmão defumado em fatias

 

Modo de preparo

– Coloque as claras em um refratário que se encaixe perfeitamente em uma panela com água e cozinhe-as em banho-maria, mexendo vigorosamente, sem parar, por cerca de 3 minutos, sem deixar que fiquem brancas. Transfira para uma batedeira, acrescente o sal e bata até dobrarem de volume e atingirem ponto de neve. Reserve.

 

– Hidrate a gelatina em 3 colheres (sopa) de água (39 ml) e aqueça no micro-ondas de 15 em 15 segundos, até derretê-la por completo. À parte, misture o creme de ricota com a cebolinha, as amêndoas, a pimenta-do-reino e a noz-moscada a gosto. Junte a gelatina derretida e misture bem. Experimente e, se necessário, ajuste o sal e os temperos.

 

– Divida as claras em 2 partes e incorpore-as, uma por vez, ao creme de ricota, fazendo movimentos delicados de cima para baixo, para que se forme um creme bem aerado. Forre uma forma de bolo inglês pequena (27 x 12 cm) com filme plástico e, em seguida, cubra a base com o salmão defumado. Espalhe o creme de ricota e claras sobre o salmão. Cubra com filme plástico e leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 6 horas antes de servir.

 

– Na hora de servir, desenforme a terrine sobre uma travessa e sirva-a fatiada, acompanhando salada de folhas.

 

Leia também