Primavera com um toque dos anos 90

Resgatamos alguns itens que foram tendências lá em 1990 para você poder usar nessa primavera 2016

Depois de longos dias de frio que pareciam não ter fim, finalmente chegamos à primavera, a estação que ainda tem o ventinho gelado e já tem o sol à vista. E inspirado em sua chegada, separamos algumas tendências para ela. Por que anos 90? Porque essa década tem reinado em 2016! Muito do que se usou até agora é inspirado nos anos 90, como a gargantilha, os patches para decorar as roupas, a jaqueta bomber e até mesmo a calça de cós alto. Então nós voltamos à primavera de 1990 e mostramos aqui o que resgatamos para sua primavera 2016.

Xadrez
O estilo grunge, que se tornou popular graças a Kurt Colbain, foi um dos maiores marcos dos anos 90 e seu item chave era a camisa xadrez. É uma peça meio coringa, que provavelmente você tem ou que você encontra em qualquer lugar, por qualquer preço e em qualquer tecido. E justamente por esse último ponto que ela se encaixa tão bem na primavera, em que os dias já são um pouco quentes e as noites ainda são frias.

Coleção com xadrez e patches de Peper Pilotto apresentado na semana de moda de NY

Calça bag
E já que falamos de clima indeciso, apresentamos a você a calça bag! Ela pegou o final dos anos 80 e começo dos 90 e foge do que geralmente nos oferecem nas lojas, que é o formato skinny. A bag é soltinha e encontrada em vários modelos, mas já que estamos falando dos anos 90, nessa época predominava a bag de cintura alta e barra dobrada.

Todos personagens usando calça bag em Barrados no Baile, série que bombou nos anos 90

Todos personagens usando calça bag em Barrados no Baile, série que bombou nos anos 90

Ombros de fora
Quem acompanha blogs de moda ou de street style já deve ter notado o quanto se tem apostado nos ombros de fora há um tempo. Na semana de moda de Nova York o ombro de fora foi visto tanto na passarela quanto nos looks de quem assistia os desfiles. Pode parecer algo bem básico, mas também foi retirado dos anos 90. É só dar uma olhadinha nos looks de personagens do tempo como Spice Girls que vemos o ombro de fora, principalmente na atual fashionista Victoria Beckmann.

ombros1-horz

Street Style flagrado durante a NYFW 2016

Jeans jeans jeans
É outro ponto que parece básico, mas teve grande força nos anos 90. Não se via nada de estranho em se usar o jeans da cabeça aos pés, por exemplo (Britney e Justin que o digam). E dos jeans da época que já fizeram sucesso esse ano, temos a jaqueta anos 90, que nesse inverno ganhou destaque e voltou com o nome de jaqueta bomber. Mas para primavera 1990-2016, nós te damos opções como short jeans, a jardineira, e o jeans rasgado, agora intitulado jeans-destroyed.

Rachel e Monica, personagens de Friends, 1990, usando jardineira

Rachel e Monica, personagens de Friends, 1990, usando jardineira

Plataforma
Caso você tenha notado as vitrines por aí, já percebeu que a plataforma chegou com tudo. Caso não tenha notado, tudo bem, te contamos agora, assim como contamos que a plataforma foi sim o ícone dos anos 90. Mas como gostamos de dar nomes diferentes a tudo que volta, bem como citamos que aconteceu ali em cima com a jaqueta bomber, a plataforma agora vem chamada de flatform. Os modelos com plataforma que mais tem sido vistos por enquanto são os de Oxford, sapato que também foi febre nos anos 90, quando as mulheres o pegaram dos looks masculinos.

Modelos de sapatos com plataforma da Mist Store

Modelos de sapatos com plataforma da Mist Store

Sandálias com meias
E já que falamos de sapatos, impossível não lembrar das sandálias com meias que ninguém tinha medo de usar. Parece um pouco ousado falando agora, mas grifes como a Burberry decidiram colocar a combinação nos desfiles durante a semana de moda. Tente não olhar para combinação como algo brega, e sim com o toque romântico e feminino que ela geralmente dá ao look.

Cher Horowitz, personagem de Alicia Silverstone em As Patricinhas de Beverly Hilss (1990) usando sandálias com meias

Cher Horowitz, personagem de Alicia Silverstone em As Patricinhas de Beverly Hilss (1990) usando sandálias com meias

Bandana
O acessório teve seu auge nos anos 90 e desde então tentam trazer ela de volta à tona. Esse ano tentaram destacá-la no pescoço ou amarrada no pulso. Na última semana o acessório voltou a ser falado por ser o favorito de Titi Ewbank Gagliasso, filha de Giovanna Ewbank e Bruno Galiasso. Dá pra se inspirar nela e aderir para essa primavera!

Titi Ewbank Gagliasso usando seu assessório favorito: bandana!

Titi Ewbank Gagliasso usando seu assessório favorito: bandana!

Esses são os itens mais diferentes que trouxemos lá de 1990 para você usar nessa primavera. Claro que há ainda peças que você já está cansado de ouvir como o top-cropped que também é dessa década, os óculos grandes e coloridos, os floridos que são sempre o principal da estação das flores e vestidos ou saias longos.

Leia também