5 dicas para enfrentar o clima seco no inverno

Você precisa dar uma atenção especial para sua saúde nos dias secos

Na semana passada, todo o estado do Paraná registrou temperaturas muito baixas. Em Curitiba, por exemplo, os termômetros chegaram a -1ºC. E quando as temperaturas caem dessa maneira, é importante ficar de olho nos cuidados com a saúde. Como nesta estação o clima fica bem seco, é comum o aumento de doenças respiratórias.

Segundo a alergologista Rosaly Vieira dos Santos, da Otorrinos Curitiba, além de ficar de olho na saúde, é preciso tomar algumas medidas de higiene em casa. Tanto o excesso quanto a baixa umidade do ar podem levar a doenças, especialmente as respiratórias.

“É importante ter um equilíbrio dessa umidade, especialmente em casa, onde é possível controlar melhor a qualidade do ar. A baixa umidade promove um ressecamento da mucosa respiratória, o que a torna mais suscetível à inflamação. Pode haver o aumento da frequência de coriza, sangramento nasal, tosse, chio no peito e pneumonias”, alertou a especialista.

Para ficar longe desses problemas e aproveitar o inverno sem grandes preocupações, a doutora Rosaly listou cinco dicas importantes para enfrentar o clima seco. Confira:

1 – Beba bastante líquido: nos dias secos, tome bastante líquido, principalmente água. A água auxilia no emagrecimento, melhora a pele, as funções renais e atua no transporte e absorção de nutrientes. Atenção especial, também, para a saúde dos idosos e das crianças.

2 – Umidifique o ambiente: com moderação é possível usar umidificadores de ar. É importante lembrar que o ambiente não deve ficar úmido demais, pois favorece o crescimento de fungos, bactérias e ácaros. O ideal é que a umidade fique entre 55% e 60%. Outra dica é limpar com regularidade ventiladores e filtros de ar condicionado.

3 – Use soro fisiológico: lave as narinas com soro fisiológico, pois ele ajuda a diminuir o desconforto no nariz. Evite usar apenas água pura ou soro caseiro para a limpeza nasal, já que o soro fisiológico tem composição mais próxima dos líquidos corporais. Manter a mucosa nasal hidratada evita sangramento nasal e também impede que ela fique mais vulnerável a inflamações.

4 – Mantenha a casa limpa: casa limpa é sinônimo de casa saudável, mesmo para quem não é alérgico. Ventile o ambiente e evite produtos de limpeza com odor forte (que são fatores irritantes para a mucosa respiratória). Quando for limpar a casa, utilize pano úmido para que a poeira fique no pano e não no ar.

5 – Fique de olho no horário da sua atividade física: evite realizar atividade física entre às 10h e 17h, quando geralmente a umidade do ar está mais baixa. Mesmo em ambientes fechados, dentro de casa ou da academia, o ar também vai estar seco.

 

 

Leia também