As várias “ites”: faringite, laringite e amigdalite

Entenda as diferenças entre a faringite, laringite e amigdalite

Às vezes sua garganta dói e você sente dificuldade para engolir os alimentos? Você fica na dúvida se é uma simples dor de garganta ou algo mais sério? Pois saiba que você não está sozinho nessa. As várias infecções próximas à garganta podem, sim, gerar dúvidas. Seria uma faringite, laringite ou amigdalite? Para diferenciar as várias “ites”, o otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, fez um comparativo entre as três inflamações e lembrou que o tratamento médico não pode ser deixado de lado.

“É importante o paciente sempre procurar um médico especialista porque cada inflamação tem um tipo diferente de tratamento”, lembrou. Confira:

 Faringite

O que é:  é uma inflamação ou infecção na faringe, que fica na garganta, local de ligação entre a boca e nariz. É mais comum nessa época do ano quando o clima fica mais ameno e começa a esfriar gradativamente.

Causas: as principais causas podem ser virais, bacterianas ou por alguma alergia, exposição à fumaça de cigarro e componentes químicos, refluxo gastroesofágico, baixa imunidade.

Sintomas: dor de garganta, dificuldade de engolir, garganta seca, coceira, dor de ouvido, febre.

Tratamento: antibióticos quando for de origem bacteriana; analgésicos ou anti-inflamatórios caso o paciente tenha muita dor ou febre. Também podem ser usados anestésicos locais na forma de spray ou pastilhas.

Laringite

O que é: é uma inflamação da laringe, região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais. Ela pode ser aguda – se durar poucos dias – ou crônica, se durar mais que algumas semanas.

Causas: as principais causas são infecções virais ou bacterianas, uso excessivo da voz, fumo, abuso de bebidas alcoólicas, refluxo gastroesofágico, presença de lesões nas cordas vocais, tumores.

Sintomas: rouquidão, perda da voz, pigarro, sensação de alguma coisa presa na garganta.

Tratamento: antibióticos se for de origem bacteriana, anti-inflamatórios, repouso vocal, tratamento do refluxo, mudança de hábitos, dieta, cirurgia em casos específicos.

Amigdalite

O que é: é uma inflamação ou infecção das amígdalas, que ficam localizadas na boca. Podem ser encontradas as amígdalas palatinas em número de duas na parte lateral e também na base da língua.

Causas: geralmente podem ser bacterianas e virais, e podem estar relacionadas à baixa imunidade.

Sintomas: os principais sintomas são dores de garganta, dificuldade de engolir, febre, calafrios, mal-estar, dor de cabeça, perda do apetite, mau hálito, nódulos linfáticos aumentados no pescoço, garganta inchada, vermelha ou com pontos de pus.

Tratamento: antibióticos, medicamentos para controlar a febre e dor, beber bastante água, fazer gargarejos e cirurgia para a retirada quando indicado.

 

Leia também