O que fazer após se bronzear ou quando fica avermelhada/ardendo

Especialista da dicas de como evitar o ressecamento, manter o bronzeado e aliviar queimaduras

Sua pele precisa de cuidados especiais para manter a cor e ficar livre dos incômodos pós-exposição, como o descascado, o ressecamento e até as manchas de sol durante esse período.   Por isso, a cosmetóloga Tatiane Galhanone, da Clinica Benesse, deu dicas preciosas para manter a pele linda e radiante durante todo o verão.

Mantenha a pele hidratada: “O ressecamento é o primeiro efeito colateral da exposição solar, por isso, o cuidado com a hidratação da pele no pós-praia deve ser redobrado, mesmo quando apresentamos um bronze saudável, pois é ela que vai impedir a descamação. Utilize sabonetes com glicerina, que contêm hidratante ao contrário dos comuns, que possuem ação apenas desengordurante.  Invista também em hidratações a base de cremes e óleos, como o de amêndoas, coco e semente de uva; ou os à base de manteiga, como a karité e ureia (grávidas não podem utilizar!) . Além disso evite os banhos muito quentes e beba bastante água durante todo o dia, assim, a hidratação é garantida de dentro para fora”, orienta a cosmetóloga.

37a07eea4cf3ebb2e2cd0e7269806afb

Mantendo o bronzeado: “Mais uma vez, a hidratação da pele é essencial para que a cor adquirida dure e evitar que a cútis descasque. Para a manutenção do bronzeado, aproveite para tomar um sol eventual durante o final de semana. Meia hora fora dos horários de pico (das 10h às 16h) é suficiente Se quiser ainda pode fazer uso do autobronzeador, mas tenha em mente que não é um bronzeado tão bonito quanto o natural e tome cuidado para não manchar”, aconselha.

Pele ardendo e avermelhada: “Para aliviar a queimadura, utilize água termal. Ela dá uma sensação de refrescância muito boa e alivia a ardência. Se não tiver alívio em 12 horas, ou se fizer bolhas – que demonstra uma queimadura muito grave – é importante ir ao médico para que sejam prescritos cremes à base de corticoides”, indica.

77daf4200301863d0485f7c0c5f18f1b

Pele descascando: “Nunca puxe aquela pelinha que fica levantada, porque vai machucar a pele. Como a que está embaixo não está pronta para a troca você fica mais sujeita a manchas, então, evite também as esfoliações, que retira ainda mais a proteção. Aqui a hidratação também é fundamental e constante (pelo menos 2 vezes ao dia) com cremes a base de ureia” finaliza a especialista.