Tirar pelezinha só com a podóloga!

Podóloga e pedicure explicam a diferença de seus trabalhos

Muitas vezes confundimos o serviço de pedicure com o de podologia. Em nossa rotina, quando vamos fazer o pé no salão, pedimos para manicure tirar aquela pelezinha que está incomodando. Para ser educada, muitas vezes ela faz o procedimento – e, muitas vezes, acabamos machucados. É preciso esclarecer que tratam-se de dois serviços muito diferentes!

O pedicure é um procedimento estético, recomendado num intervalo entre 15 e 20 dias. A profissional lixa, higieniza e tira as cutículas das unhas. “Não podemos fazer nenhuma intervenção mais invasiva”, explica a manicure Fernanda Pussi da Silva, do Expert Barigui.

Pes

Por não ter o preparo e a instrumentação necessária, a pedicure pode machucar os dedos da cliente ao tentar extrair a pele que fica nos cantos da unha ou mesmo cortar a unha em lugar indevido. “A gente sempre acaba instruindo, mas ainda é muito normal do cliente pedir para tirar. Mas realmente pode machucar”, complementa Fernanda.

Já a podologia, por natureza, é uma técnica mais invasiva porque o profissional tem formação na área de saúde não só para desencravar as unhas, mas também para tratar lesões superficiais e dermatológicas nos pés, calos, fissuras, prevenir o aparecimento de feridas e até aconselhar sobre calçados e medicamentos.

O podólogo não tira a cutícula e nem pinta as unhas. “Fazemos um trabalho mais específico que é cuidar da saúde dos pés”, explica a podóloga Delma Aparecida Santos, também do Expert Barigui. Segundo ela, é por isso que pessoas com problemas de saúde devem frequentar o podólogo. “O maior problema é lidar com pessoas diabéticas e cardíacas. Na podologia não podemos correr o risco de machucar o cliente, pois pode agravar a doença, abrir um fungo e até infeccionar.”

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Além de tratar, a podologia deve ser encarada como um procedimento de prevenção. Pés saudáveis são menos suscetíveis a males como unhas encravada, calosidades e outros problemas.

A rede Expert Beauty Center tem profissionais das duas áreas nas quatro unidades: Batel, Cabral, Barigui e Palladium. Principalmente a podologia é indicado que o cliente marque horário com antecedência.

Leia também