Desde muito cedo, somos submersos a cultura da sociedade que estamos inseridos, tanto em menor escala como em maior escala. Por essa razão, ideais de beleza e outros conceitos, são preestabelecidos e estão em constante transformação. Contudo, existe uma explicação científica e antropológica da definição do que para nós é considerado belo.

Nesse sentido, nem sempre atuamos de maneira racional quando se trata da beleza física. Por isso que em alguns experimentos científicos podemos comprovar que as noções do que para nós é belo, seguem algumas regras.

O esteriótipo da beleza física

De certo modo, pensar sobre beleza física está vinculado naturalmente a criação de esteriótipos. Dessa forma praticamente todos os estudos concluem que existe um esteriótipo que diz que toda as coisas consideradas belas, são também boas.

beleza física

Em outras palavras, avaliamos a conduta das pessoas de acordo com o seu atrativo. Ou seja, julgamos as pessoas de acordo com a sua aparência de maneira quase instantânea onde o belo estará associado ao bem.

Por que a beleza física está intimamente relacionada com a atração?

Uma das características peculiares do ser humano que o distingue dos outros animais é a sua capacidade de produzir pensamentos conscientes. Contudo, até mesmo para os mais puritanos, dominar os impulsos, os pensamentos e os esteriótipos diante de alguém atrativo, pode ser uma tarefa complicada.

Portanto, um estudo descreve as 4 principais razões pelas quais as pessoas belas são naturalmente atrativas. Em primeiro lugar, gostamos das pessoas atrativas pelo status social que elas imprimem. Isso porque somos educados desde que a beleza é uma sinônimo de sucesso e poder.

Em segundo lugar, em ocasiões o mais parecido a nós nos resulta extremamente atrativo. Embora esse fator também esteja atribuído a autoestima e auto-observação. Assim, alguns indivíduos consideram atrativo as pessoas similares a ele.

A atração física

A atração física conecta-se com nossos desejos e experiências pessoais e se transforma com o tempo de maneira natural. Porém, ela se relaciona com características físicas que evidenciam as qualidades de cada indivíduo.

Dessa forma, um homem com características mais masculinas é mais atraente que um homem com características mais femininas. Ou seja, as características masculinas confirmam uma maior atuação da testosterona no organismo o que garantiria espermatozoides mais fortes e saudáveis. Da mesma maneira que uma mulher com o quadril mais ancho é mais atraente. Em suma, a atração física também se relaciona com as características físicas de cada indivíduo por questões reprodutivas.

Quais as consequências negativas da beleza física?

Apesar de a beleza física ser subjetiva, estar dentro da ideia de beleza que existe na sociedade também apresentam alguns desafios. Nesse sentido, o esteriótipo de que as pessoas atrativas são mais felizes, bem-sucedidas e são capazes de atuar sempre com motivação, pode ser considerado um verdadeiro fardo.

beleza

Sendo assim, a necessidade de cumprir com as expectativas pode ter efeitos negativos na saúde mental de uma pessoa. Deste modo, estes indivíduos podem experimentar uma autoestima instável e problemas de ansiedade e depressão.