A sexologia tem muito o que falar da sexualidade e do desejo sexual do homem. De fato, a sexualidade humana é um conjunto de interações, químicas, físicas e psicológicas e que dependendo da onde se desenvolve, pode ter diferentes aspectos, sendo única de cada indivíduo.

Por essa razão, nesse artigo vamos argumentar sobre a importância da educação sexual. Mas também, como a falta de libido pode estar intimamente relacionada com o desconhecimento dos nossos próprios desejos sexuais. Ou seja, as últimas décadas foram extremante importantes para saúde sexual da sociedade, com a conquista de direitos e outros fatores impulsionados por essas descobertas sobre a sexualidade.

Sexologia

Você sabe qual é o papel que a sexologia tem na nossa sociedade? Ainda existe um grande receio e certa rejeição quando reconhecemos algum problema relacionado com a nossa sexualidade. Por isso, em muitas ocasiões ir a um sexologista pode parecer um verdadeiro desafio. Normalmente as pessoas se sentem de alguma forma obrigadas a encaixarem nos padrões sexuais já existentes, mas e quando a sua sexualidade não se desenvolve da maneira que você esperava?

Nesse sentido, é exatamente por esse fator que os problemas relacionados a sexualidade surgem. Justamente porque a partir do momento que se identifica algo errado, algumas pessoas optam por ocultar o problema até o ponto no qual o problema se transforma em uma espécie de transtorno sexual, como a falta de libido e muitos outros. Desse modo, a sexologia tem um papel extremamente importante na hora de educar sexualmente as pessoas, na tentativa de normalizar as diversas expressões sexuais que existem na sociedade.

Será que o desejo sexual está relacionado com a falta de libido?

Quando a relação de um adulto com a sua sexualidade é harmoniosa ele tem um maior controle sobre o seu desejo sexual e libido. Isso ocorre, porque esse indivíduo consegue reconhecer quase todos os fatores que produzem esse efeito de excitação sexual no seu corpo. Por esse motivo, alguns homens optam por viver uma experiência sexual com garotas de programa Brasília, porque assim podem escolher os serviços sexuais que mais os excitam. Ou seja, vivendo então uma experiência sexual intensa de verdade.

libido sexual

Em suma, o desejo sexual varia em grau e intensidade em cada indivíduo e depende de muitos fatores. Sejam eles, fisiológicos, culturais e até mesmos psicológicos. Em algumas ocasiões, pouca libido pode ser o sinal de um problema cronico resultado de uma experiência sexual traumática ou até mesmo por uma baixa autoestima.

Nesse sentido, quando existe uma falta de libido sexual, o indivíduo apresentará menos pensamentos e fantasias sexuais. Também um menor interesse em fazer sexo e até mesmo quando se refere a prática da masturbação.

Causas físicas da falta de libido sexual

Como vimos anteriormente, o desejo sexual se fundamenta em uma interdisciplinaridade de interações complexas, que afetam tanto o bem-estar físico e emocional. Porém, em algumas ocasiões, a falta de libido pode ocorrer por algum transtorno fisiológico.

sexualidade

Em primeiro lugar, o problema pode radicar, em algumas ocasiões, na relação sexual dolorosa. Seja ela fruto de alguma má formação da genitália dos envolvidos, que em muitos casos pode ser corregido com alguns procedimentos cirúrgicos. Em segundo lugar e uma das causas mais recorrentes dos problemas de desejo sexual está relacionado com o uso de alguns medicamentos e o estilo de vida. Em outras palavras, alguns medicamentos podem interagir significativamente no desejo sexual, como também um estilo de vida mais sedentário tem uma forte influência sobre a saúde geral de um indivíduo.