Não é segredo para ninguém que o açúcar pode ser amado ou odiado. Amado porque o sabor doce é é agradável ao paladar. É preciso ser muito forte para se manter longe dessa tentação. Comer um doce depois do almoço, atacar a mesa de doces daquela festa infantil, resistir àquela linda vitrine de uma doceria ou ao doce tradicional de família, exige muito esforço. E sua capacidade de nos proporcionar prazer é comprovada cientificamente, mas, além disso, também é provocada pela nossa educação alimentar, somos condicionados desde pequenos a uma dieta rica em açúcar.

Mas esse bem estar todo se converte em terror quando o excesso toma conta do nosso consumo e o ganho de peso é inevitável. Sem falar em muitos outros prejuízos que podem ser atribuídos ao açúcar. Mas nem tudo está perdido, diminuir e substituir são alternativas claras para uma vida mais saudável. Mas será que dá para eliminar completamente o açúcar da dieta?

Açúcar, seu aliado ou seu inimigo?

Os danos que o açúcar pode causar a sua saúde

O consumo de açúcar vem aumentando ao longo dos anos, essa é uma constatação oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cada brasileiro consome em média 30kg de açúcar ao ano, 12kg a mais do que o recomendado. Essa é uma realidade bastante preocupante já que o consumo de açúcar em excesso pode causar danos à saúde. O açúcar é o vilão já na boca, provocando cáries e doenças nas gengivas. Mas não é só isso, os seus malefícios podem chegar a diabetes tipo 2, ao câncer e à sindrome metabólica.

A lista é extensa, são mais de 15 diferentes males que o consumo excessivo de acúcar pode acarretar par o seu bem estar. O ganho de peso é um dos efeitos nocivos mais comuns do açúcar. Ele é um carboidrato que passa a ser usado pelo organismo para gerar energia no lugar da gordura. Por isso que quanto mais açúcar se come, mais gordura se armazena. Outro dano recorrente é o que o açúcar provoca no fígado, especialmente pelo conhecido açúcar de mesa, a sacarose, que pode levar ao acúmulo de gordura neste orgão.

Quais as vantagens de diminuir o consumo de açúcar?

Muita gente se aventura nessa experiência de cortar o açúcar de mesa da dieta. Não é que a pessoa pare completamente de comer açúcar, mas sim da redução do consumo de açúcar adicionado. Mantêm-se as frutas, verduras e legumes que possuem açúcares naturalmente, assim como os alimentos integrais. Mas cortam os refrigerantes, os sucos, as bebidas e os alimentos processados e não adicionar açúcar diretamente no café, no leite nem nas sobremesas.

Claro que os benefícios são diametralmente opostos a todos os danos que comentamos anteriormente. Se o consumo excessivo de açúcar provoca o ganho de peso, sua redução ajuda a perder calorias e diminuir o inchaço do corpo. Sua diminuição no organismo também ajuda a melhorar a pele, as celulites, a evitar o aparecimento de acne, dá maior disposição, melhora o sono, fortalece o sistema imunológico, baixa o colesterol e, claro, previne diabetes, câncer, síndrome metabólica e seu coração se tornará mais saudável.

Mel, uma dos melhores substitutos do açúcar

As opções mais saudáveis para substituir o açúcar

Tem gente que prefere manter o açúcar na dieta, mas adotando alternativas mais saudáveis do que o açúcar branco, o açúcar refinado. Esses dois são os mais consumidos e podem ser classificados como calorias vazias, porque perdem todos os nutrientes no seu processo de fabricação. Mas o que não faltam hoje em dia são formas diferentes de adoçar. A mais conhecida é o adoçante artificial, que foi uma invenção para atender às pessoas diabéticas e é uma mina de aditivos químicos. Essa não é uma boa alternativa.

Para substituir o açúcar, o mais saudável é optar pelos adoçantes naturais. E aí existe uma infinidade de possibilidades. O mel de abelha é rico em nutrientes, potássio, cálcio, ferro e ainda ajuda na digestão. A stevia é originária de uma planta brasileira e seu baixo índice calórico é uma grande vantagem. O açúcar de côco é reconhecido por seu baixo índice glicêmico, mas é preciso comer moderadamente porque pode favorecer o acúmulo de gordura no fígado.

Viver sem consumir açúcar é possível?

Cortar o açúcar completamente da sua dieta também representa um risco para a sua saúde. O açúcar é fonte de energia para o corpo e viver sem ele tampouco é uma opção saudável. Comer açúcar é necessário para manter o bem estar de qualquer pessoa. Mas, se você concorda que tudo em excesso faz mal e pode optar por alternativas melhores para adoçar a sua vida, é possível sim manter uma dieta equilibrada e dar uma escapada para comer um doce só de vez em quando.

Sem açúcar seu corpo sofre de várias maneiras. Primeiro que ele garante o bom funcionamento do cérebro, dos rins e da retina. Também ajuda na manutenção de uma flora intestinal saudável, contribuindo para a eliminação de bactérias nocivas. E tem mais, ao ingerir açúcar, aumentamos a liberação de serotonina no cérebro, o que nos proporcionar a sensação de bem estar. Em uma dieta zero açúcar, se produz falta de motivação, fadiga, irritação e, até mesmo, depressão.