Antes de mais nada, para poder falar sobre a decoração minimalista devemos definir o que é o minimalismo. Portanto, minimalismo é uma nova tendência mundial e artística que faz referência a aspectos do interiorismo. Ou seja, é uma vertente também filosófica que diz que não necessitamos de muitas das coisas que temos hoje em dia. Dessa forma, essa moda pode ser refletida em todos os âmbitos da vida, seja na arquitetura, na decoração, na arte.

Logo na decoração a ideia do minimalismo se resume na exploração de elementos simples e necessários para a máxima funcionalidade. Em outras palavras, o minimalismo decora ambientes como o menor número de elementos possíveis com o objetivo de ganhar funcionalidade, sobriedade e espaço.

Como funciona o estilo minimalismo?

No mundo moderno o consumismo transformou a sociedade em uma máquina de produção massiva. Mas esse tipo de estilo de vida mostrou ao mundo que ultimamente vivemos com muito mais do que realmente necessitamos. Dessa forma, grandes cidades produzem uma quantidade enorme de lixo transformando o consumismo desenfreado em um problema ambiental.

Por essa razão nasce o minimalismo para contrapor a filosofia do consumo. No minimalismo a praticidade e o espaço são os melhores aliados na hora de decorar a sua casa. Desse maneira é importante saber encontrar o ponto de equilíbrio entre o consumo e as coisas que são realmente fundamentais em uma residência. Estes fatores são, dessa forma, os pontos fundamentais dessa vertente em ascensão mundial.

Conselhos para decoração minimalista

Portanto, antes de começar a decorar uma casa, uma prática habitual entre os arquitetos e designs de interiores é fazer um repasso do lugar em questão. Mas também um dos conselhos ideais para poder começar um projeto de decoração minimalista, é seguir três regras básicas.

Em primeiro lugar se analisa qual o objetivo e funcionalidade do espaço que vai ser decorado, além das atividades que se realizarão no recinto. Ou seja, é de extrema importância definir qual o motivo e o objetivo inicial da decoração minimalista do ambiente. Desse modo é possível aproveitar de todos os artifícios para desfrutar do máximo potencial do lugar. Assim também, outro importante fator é saber quantas pessoas utilizarão o espaço, se será para uma família ou se é um quarto apenas para dormir.

minimalismo

Quais são as cores mais utilizadas no minimalismo?

Provavelmente uma das primeiras coisas que percebemos em um espaço são as cores empregadas na decoração. Ainda mais se essas cores são muito contrastantes e chamativas. Por essa razão no minimalismo outro ponto forte desse estilo de decoração é a palheta de cores a serem utilizadas. Isso quer dizer que na hora de decorar um ambiente com o estilo minimalista as cores monocromáticas são as mais recomendadas.

Mas você sabe o que são cores monocromáticas? Elas são as cores de apenas um matiz ou tom. Ou seja, as cores monocromáticas são aquelas que não se diferenciam muito entre si. Dessa forma, ao aplicar esse tipo de palheta de cores em uma decoração minimalista criamos a ilusão de espaço. Em outras palavras, não se utiliza o contraste e as cores muito estridentes.

Os móveis como ponto central da decoração

escritório minimalismo

Em suma, o estilo minimalista veio para ficar. Ele nasceu desse desejo de poder aproveitar o máximo do ambiente decorado sem excessos. Essa tendência primeiramente filosófica nos ajuda a compreender que um quarto com menos elementos pode trazer a tranquilidade necessária para uma boa noite de sono.

Por fim, os móveis acabam tornando-se os protagonistas na decoração minimalista. A ideia de menos é sempre mais acaba por se tornar a máxima desse estilo de decoração. Dessa maneira, móveis que sejam práticos, intuitivos e com acabamentos simétricos são os mais recomendados. Quando um arquiteto elabora um projeto minimalista ele pensa inicialmente na ideia de que todo conflua e se encaixe de maneira quase que perfeita e simétrica.