Dançar é o melhor remédio

23aa28f7-1473-44c3-b670-529e551505f3

Olá Divas!

Hoje vamos falar sobre uma atividade que, além de alegrar nossos corações, vai nos ajudar e muito na nossa autoestima: dançar!

É muito importante que realize seus exercícios físicos com prazer, então se você já cansou das atividades de uma academia ou não gosta de bicicleta, corridas e caminhadas, que tal dançar?

A dança, além de divertida, ajuda emagrecer e melhorar a coordenação motora. Ela define e faz bem para mente. Boas escolas de dança de salão podem mudar sua vida com diversos ritmos como forró, lambada, samba, rock, maxixe, tango, bolero, salsa, valsa, hip-hop, flamenco, mambo, rumba e vários outros.

Quando cansamos da rotina é porque está na hora de mudar. Sedentarismo não nos traz saúde mental e física.

Eu amo dançar, já fiquei muitos anos da minha vida realizando meus exercícios em casa, aquecendo, alongando e dançando!

Benefícios da dança:

  • Mudanças de comportamento: aumenta a confiança, diminui timidez, melhor relacionamento social;
  • Equilíbrio emocional;
  • Ajuda a emagrecer, mantendo o peso e o corpo saudável;
  • Aumenta a frequência cardíaca;
  • Estimula a circulação;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Queima muitas calorias, diminuindo o acúmulo de gordura do corpo;
  • Aumenta a disposição;
  • Alivia tensões;
  • Previne e trata doenças físicas e emocionais;
  • Aumenta capacidade de fixação do cálcio nos ossos;
  • Previne osteoporose;
  • Corrige postura;
  • Treina o cérebro, reduz o risco de doenças como o Alzheimer
Foto: G1

Foto: G1

Hoje algumas academias oferecem as aulas de Sh`bam e Zumba.

SH’BAM é um programa que a Body Systems, precursora de aulas sistematizadas no Brasil no mercado de fitness, trouxe para o país. Prova que a dança não é apenas para os que nasceram com ritmo! São passos simples e modernos, que não requerem nenhuma prática anterior na dança.

A trilha sonora traz hits super populares remixados, desde “What a Feeling”, música tema do filme Flashdance, sucessos de Lady Gaga, Black EyedPeas e Beyoncé, até ícones latinos como “Rythmofthenight”.
É para acabar definitivamente com os possíveis medos de participar das aulas de ritmos.

ZUMBA é uma atividade física tradicional aeróbica com movimentos de dança e coreografias que misturam uma série de ritmos latinos e internacionais. Mistura de hip hop, pop, rap, flamenco, dança do ventre, dança africana, além da salsa, merengue, cumbia e reggaeton. Pode queimar até mil calorias numa aula de 45 minutos à 1 hora.

Nesse vídeo você conhece melhor o Sh´bam e aprende algumas de tantas coreografias, podendo fazer em casa:

Já neste outro vídeo você entende melhor a Zumba e aprende uma aula:

Então hoje vou dar algumas dicas de dança e do quanto elas podem fazer a diferença em sua vida. Vamos dançar?

Forró
Típica dança nordestina, é uma das que mais queimam calorias. Além de fortalecer os músculos da perna, glúteo e abdômen. Ela pode queimar mais de 200 calorias durante 1 hora dançando.

Foto: efit

Foto: efit

Tango
Uma dança argentina extremamente sensual. Melhora a sociabilidade, a coordenação, reduz o estresse e faz bem ao coração.  Notem nesse vídeo como essa dança sexy trabalha com todo o corpo, além de deixar a autoestima lá em cima!

A dança de ventre é uma famosa dança praticada em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C, seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados às deusas para se tornarem mães. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo.

Foto: grupo kaliladv

Foto: grupo kaliladv

Composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes conservadores.

Além dos benefícios físicos, como emagrecimento, enrijecimento muscular, reeducação da postura, aumento da flexibilidade e desenvolvimento da silhueta feminina, a prática ajuda a eliminar o estresse, melhorar a respiração e a autoestima.

Um vídeo para curtir essa dança que atrai a admiração das mulheres e dos homens:

 

Ballet
É um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV e que se desenvolveu ainda mais na InglaterraRússia e França como uma forma de dança de concerto.
Corrige postura, previne dores musculares, melhora a respiração ea flexibilidade, define músculos.

Foto: best instagram

Foto: best instagram

Hip Hop
A dança refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip hop. Isto incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance, locking e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 70 por afros e latino-americanos.
O hip hop combina elementos de jazz com passos de dança de rua. Movimentos típicos ajudam a soltar o pescoço, ombros, quadris, dão equilíbrio e são acrobáticos. Muitos dos passos são feitos com os joelhos dobrados.

3e0e022e-a6ed-4f90-94e5-381e51f22caf

Pole Dance
Dança sensual, que utiliza uma barra de ferro para dançar e fazer movimentos acrobáticos. O pole dance faz muito sucesso atualmente.
Antigamente era praticado em casas noturnas e em strip-tease, hoje em dia foi transformado em pole dance fitness, com a finalidade de trabalhar certos grupos musculares.

Foto: pole dance diary

Foto: pole dance diary

Benefícios: trabalha todos os músculos ao mesmo tempo, tonifica, emagrece, fortalece braços e deixa a barriga chapada. Mas cuidado quem tem labirintite e hérnia de disco.

Essa Ucraniana dá um show de Pole Dance, confiram:

Dança para crianças e idosos: quais os benefícios?

Como a dança permite conhecer o próprio corpo e melhorar a autoestima, a criança vai levar isso para toda vida. Vai ajudar emocionalmente, combatendo as inseguranças.
Segundo o coreógrafo Ivaldo Bertazzo, há mais de 35 anos trabalhando com dança, a conclusão é uma só: quanto mais cedo uma criança aprende a dançar, mais possibilidades ela tem de tornar seu corpo “inteligente”.

Este vídeo mostra garotinho e uma garotinha dançando salsa e dando um show!

Já para os idosos, para que tenham um envelhecimento saudável são essenciais exercícios regulares. E dança é uma ótima opção. Além de divertido, é de pouco impacto e como já dito acima, preveni o Alzheimer e a perda de memória. Vai também reduzir dores musculares, problemas com pressão alta, diabetes, fortalece o coração e melhora o humor.

Nesse vídeo vemos que a velhice está na cabeça de quem não sabe envelhecer. Excelente o casal de idosos dançando como jovens.

Por hoje é isso. Bom final de semana! Aproveitem para dançar muito, Seja com amigas, com o amor ou sozinha mesmo!
Qualquer dúvida entre em contato comigo: Mande um email para [email protected] ou deixe seu recado nas Redes Sociais do Portal A Confraria das Divas.

“E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.”

Friedrich Nietzsche

Tags:, ,